Alguns estudos mostraram que a frequência com que as pessoas higienizam os potes de temperos pode ser um fator de risco para a contaminação com bactérias prejudiciais à saúde. Os estudos dizem que pode conter mais microrganismos num simples pote de tempero do que nas tabuas de carne e lixeiras.
Isso porque muitas pessoas tem o habito de deixar os potes com os temperos usados no dia a dia em locais de fácil acesso, não se preocupando em higienizar eles após pegar nos frascos com a mão suja, ainda com resíduos de carne crua, que podem facilmente passar bactérias nos potes, e isso por si só pode trazer um grande risco de contaminação para as pessoas da casa com doenças como salmonela por exemplo, diz a pesquisa feita pela universidade de Rutgers nos Estados Unidos.
Salmonela (Reprodução/Pixabay)
Os pesquisadores da escola de ciências biológicas do meio ambiente da universidade americana fizeram os estudos com 341 cozinhas diferentes, onde foi pedido que preparassem um hamburguer de carne de peru em diferentes modelos de cozinha. A carne para o preparo dos hamburguers foi propositalmente contaminada com um bacteriófago Ms2 (esse tipo de vírus infecta as bactérias, mas é inofensivo para os seres humanos.), o objetivo do estudo era avaliar a locomoção dos microrganismos em diferentes utensílios domésticos de acordo com a localização dos diferentes objetos, os resultados foram surpreendentes onde mostrava que 48% dos potes de temperos estava contaminado, e que tinham mais microrganismos que as lixeiras e tabuas de carne, já as torneiras foras as menos contaminadas.
“A maioria das pesquisas sobre a contaminação cruzada de superfícies de cozinha devido ao manuseio de carne crua ou aves se concentrou em tábuas de corte de cozinha ou torneiras, negligenciando superfícies como recipientes de especiarias, tampas de lixeiras e outros utensílios” Disse o professor responsável pelo estudo Donald Schaffener. E acrescentou informações dizendo que é possível evitar a contaminação e proliferação de bactérias tomando os cuidados necessários e sempre se preocupando em manter os utensílios e potes de temperos higienizados.
Foto destaque: temperos usados no dia a dia. Reprodução/Pixabay.