Bancos de doação de sangue do inca tem queda de 30%

Ana Paula Ferreira Por Ana Paula Ferreira
3 min de leitura

O Instituto Nacional de Câncer registrou queda de 30% nas bolsas de sangue coletadas em setembro. A comparação dessa redução ocorreu com o mesmo mês do ano passado e chega a ser uma diferença de 272 bolsas coletadas em menor quantidade que em 2021. Uma das maiores preocupações do Inca é a possibilidade de falta de sangue durante o mês de novembro por causa dos feriados. Até agora, foram recolhidos um pouco mais de sete mil doações, sendo que, no ano passado, foram arrecadadas oito mil bolsas de sangue. Para atender toda a demanda do inca é necessário o recebimento de 70 bolsas de sangue por dia de todos os tipos sanguíneos, para manter um estoque abastecido. 

Outro desafio para o inca, é a irregularidade desses doadores. Já que é necessário seguir o protocolo de tratamento à risca e ceder o sangue coletado para o paciente da forma mais rápida possível. Segundo informações, os homens podem participar das doações de sangue quatro vezes por ano e as mulheres podem doar até duas vezes no ano. As doações devem ser feitas com uma pausa de três meses no mínimo. Para realizar a doação de sangue, o interessado deve ter em mãos documento com foto, se for menor de 18 anos, a coleta só é possível com o consentimento dos pais, vale lembrar que quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade não pode realizar a doação.


Geralmente, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue sendo menor de idade, somente com o concentimento dos pais. (Reprodução/ jornaldaquibh)


O sangue colhido pelo doador passa por testes com a intenção de certificar para o paciente que o material que ele irá receber não possui nenhum vírus que possa prejudicar ou agravar a saúde dos mesmos. São realizados testes contra HIV, Hepatites b e c, Sífilis e a doenças de  chagas. Para realizar a doação, não é necessário realizar o agendamento prévio, é só comparecer na Praça da Cruz Vermelha 23, 2° andar – Centro – Rio de Janeiro. O horário de atendimento é de segunda a sexta de 7h:30 até 14h:30 e aos sábados, das 8h às 12h. 

Foto Destaque: Bolsas de sangue arrecadas para os que mais precisam. Reprodução/oswaldocruz.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile