Os pigmentos de alimentos e bebidas podem ser prejudiciais aos dentes, causando manchas. Uma dúvida comum da população, é não saber o que é mais indicado ao acordar, para se livrar do mau hálito: escovar os dentes assim que saímos da cama ou após a primeira refeição do dia?
De acordo com pesquisa de especialistas, foi afirmado que a escovação deve ser feita depois de comer, e de preferência, meia depois da refeição, mas não manchar o esmalte do dente.
Outra questão que também surge bastante, é a busca da melhor maneira para evitar manchas no dente causadas por bebidas, como o café, e alimentos.
Café fresquinho (Foto: Reprodução/Terra)
O café, bebida popular e querida pelos brasileiros, ao entrar na boca, inevitavelmente entra em contato com os dentes. O líquido dele é ácido, por isso o ph da bebida é aproximadamente 5, em uma escala que vai de 1 a 4. Além disso, o xodó dos brasileiros contém taninos, substâncias que promovem manchas para os dentes.
O primeiro passo pra entender como as manchas nos dentes se formam, é diferenciá-las, pois existem as manchas intrínsecas e extrínsecas.
As manchas intrínsecas são aquelas que ficam sob o esmalte dentário e que são adquiridas de forma congênita ou ao longo da vida com o dia a dia.
Já as extrínsecas são as mais comuns, pois elas ficam na superfície do dente. Elas são causadas justamente pelos pigmentos do chá, café, vinho tinto, mate, refrigerante e alguns alimentos como as frutas vermelhas.
“Bebidas como café ou vinho têm cores- marrom, vermelho – então mancham o dente da mesma forma que mancham a roupa”, explicou Emily Anderson, higienista dental da Associação de Higienistas Dentais, segundo o site do G1.
Para evitar as manchas, é recomendado uma boa escovação, de forma suave, direcionando a escova para a gengiva e realizando movimentos circulares. A escovação deve ser feita duas vezes ao dia, e o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia após a escovação.
Foto Destaque: Mulher com sorriso perfeito. Reprodução: OralBlu