Segundo a embaixada norte-americana, chegou ao Brasil no domingo de ontem (21), no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas/SP), um lote com 2.187.300 de doses da vacina AstraZeneca doado pelos Estados Unidos como parte de um acordo entre as nações para combater o Corona Vírus.
“Essa assistência é mais um exemplo da vitalidade da relação EUA-Brasil”, comunicou a embaixada à imprensa. “Os EUA têm estado ao lado do Brasil desde o início da pandemia.”
O atual Ministro da Saúde, o cardiologista Marcelo Queiroga, agradeceu no Twitter pela doação dos insumos pelo governo norte-americano e pela parceria entre ambos os países, que possibilitou uma maior quantidade de vacinas para combater o Covid-19.
Bom dia!
Chegaram agora pela manhã mais de 2 milhões de doses de vacina Covid-19 doadas pelos Estados Unidos. Agradeço pela parceria. ???????? ???????? Juntos, vamos vencer esta pandemia!— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) November 21, 2021
De acordo com informações divulgadas pela embaixada dos EUA, o governo estadunidense já efetuou doações ao Brasil equivalentes a R$ 110 milhões para combater a pandemia do Corona Vírus. Além do capital, vacinas e outros medicamentos também foram fornecidos à nação.
Na manhã da segunda-feira de hoje (22), durante um evento em Porto Feliz (interior do estado de São Paulo), o ministro da saúde suplicou à população brasileira que tomasse a segunda e a terceira dose da vacina a fim de aumentar as chances do país na luta contra o novo coronavírus.
“Aqueles que não tomaram a segunda dose venham tomar. E aqueles que já estão na época de tomar a dose de reforço devem ir às Unidades Básicas de Saúde. Então, vamos fazer isso, que o que acontece na Europa não vai acontecer no Brasil. Pelo menos essa é a nossa esperança”, pediu Queiroga.
“Hoje a campanha de imunização do Brasil é considerada uma das mais amplas do mundo. Nós não só estamos trabalhando fortemente para avançar com a segunda dose, nós temos doses disponíveis, como estamos ofertando a dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos que já completaram cinco meses após a segunda dose, como foi o meu caso. Tomei a vacina no sábado”, concluiu o ministro.
Foto de destaque: Reprodução/Mika Baumeister.