Casal celebra sucesso em transplante renal

Eduardo Nobel Por Eduardo Nobel
4 min de leitura

A servidora pública Érika Dias, de 37 anos, comemorou com sucesso uma batalha que ela vinha lutando desde a adolescência contra um problema de saúde. Ainda jovem, Érika foi diagnosticada com uma doença conhecida como glomeruloesclerose segmentar focal (GESF), da qual causa a paralisia gradual das funções renais.

Em 2019, a servidora pública apresentou quadros de piora em sua saúde – riscos que poderiam afetar a sua qualidade de vida e o seu sonho de ficar grávida. Seus rins já estavam desempenhando menos de 20% de suas funções. Foi quando que, para a sua surpresa e alegria, seu marido Leonardo Moreira – que na época era até então namorado – se dispôs a doar um dos rins para que a sua amada pudesse então realizar um transplante renal.

O casal, que se conheceu em 2018 através de uma amiga em comum. Desde então começaram a namorar e logo após alguns meses já haviam se noivado. “Foi amor à primeira vista”, recorda Érika. Com isso, Érika e Lucas se planejaram para se casar em 2020, mas por conta da pandemia, a festa acabou sendo adiada para 2022.

Enquanto a cerimônia era planejada, o casal buscava alternativas que pudessem solucionar o caso clínico de Érika. A melhor opção foi dada por Leonardo, que se voluntariou a doar um dos seus rins para a sua futura esposa.

A servidora pública relembra o momento em que ficou sabendo da compatibilidade dos rins do seu marido com o dela: “No momento em que descobri que ele seria meu doador foi uma alegria imensa, um sentimento de gratidão a Deus e a meu marido pela coragem, atitude e companheirismo. Veio em mim um sentimento de liberdade e vitória por poder ter um futuro, planos e colocar em prática os meus sonhos.”

No final do mês de junho de 2022, Érika realizou o procedimento no Hospital Brasília e foi a 50ª paciente a realizar o transplante renal do hospital. A operação foi felizmente realizada com sucesso. O casal, apesar de terem ficado extremamente ansiosos no dia na cirurgia, estavam confiantes de que tudo daria certo.


Érika Diaz comemorando o sucesso do seu transplante renal, logo após a cirurgia. (Foto por: Reprodução/Metrópoles)


O procedimento de retirada de um dos rins de Leonardo durou duas horas e ele recebeu alta em 24 horas. Já o transplante de Érika durou, aproximadamente, três horas e meia e teve que ficar internada durante 22 dias no pós-operatório.

Duas semanas antes da operação, o casal comemorou a tão esperada festa de casamento. Hoje o casal comemora, além do sucesso do casamento, uma nova conquista vencida contra o problema de saúde de Érika. A noiva relata que celebra a possibilidade de poder realizar seus sonhos e seus objetivos com saúde, e da possibilidade de poder ter uma gravidez saudável.

 

Foto destaque: Érika e Leonardo celebrando o casamento dias antes do transplante (Reprodução/Metrópoles)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile