Casos de dengue aumentam em 43% no estado da Bahia

Kauê Olah Lopes Por Kauê Olah Lopes
3 min de leitura

Os indicadores da proliferação do mosquito da dengue voltaram a ligar o alerta no estado da Bahia novamente. De acordo com o boletim médico da secretaria da saúde do Estado da Bahia (sesab) ao longo do último ano, foram registrados mais de 35 mil prováveis casos dá doença. Um aumento de 43% em relação aos números de 2021, quando 24 mil baianos se infectaram com o mosquito. Dentre os prováveis casos, apenas 261 (0.5%) foram identificados como Dengue com sinais de alarme (DSA) e 52 (0.1%) identificados como Dengue grave (DG)

Apesar disso, Maria Glória Teixeira, epidemiologista e professora do instituto de Saúde coletiva (ISC) diz que a situação é alarmante e perigosa. “Estamos muito preocupados com a situação das arboviroses. Principalmente da dengue porque aumentou muito, na Bahia foi muito mais do que nos dois anos anteriores, e como estamos no início do verão, o pico das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti que é entre março e abril , já está por vir” , disse.

Já para o infectologista Matheus Todt, a situação é ainda mais complicada por conta dos casos que não são registrados mas acontecem. “O cenário mostra-se ainda mais sombrio quando consideramos que as arboviroses são subnotificadas. isso pode um aumento expressivos nos óbitos por dengue, de sequelas Chikungunya e de malformações como a microcefalia, pela Zika ” aponta o infectologista. 


O estado da Bahia registra um aumento de 43% em casos de dengue (Reprodução/G1)


Os mais recente dados já apresentam um aumento no número de mortes. No total, 24 pessoas faleceram contaminados pela doença. Desde 2019, quando morreram 40, não se registrava tantos óbitos. Em 2020 foram 13, e no ano passado, foram 4

. Em nota,a sesab explicou que os números são dinâmicos e depende de notificação oportuna dos municípios nos sistemas de notificação para monitoramento. “O aumento no percentual de casos prováveis indica que os municípios e a população não estão realizando as ações diárias básicas de eliminação dos possíveis criadouros”, escreve em resposta.

 

Foto destaque : Todos contra a dengue – Sintomas e tratamento.

Reprodução/ Prefeitura municipal de Cerro  largo (RS)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile