O cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo, foi diagnosticado com embolia pulmonar nesta segunda-feira (11), após ser internado por causa de uma pneumonia. Segundo comunicado da assessoria do grupo, o quadro do músico é estável.
Causas
A embolia pulmonar é causada pela obstrução de uma ou mais artérias do pulmão por coágulos, que costumam se formar nas veias profundas das pernas ou da pélvis, e que são liberados durante a circulação sanguínea. Dependendo do tamanho desses coágulos, existe a possibilidade deles interromperem por completo a circulação pulmonar, tornando essa condição fatal.
Segundo especialistas, existem diversas possíveis causas, entre elas:
– Anticoncepcionais com estrógeno
– Câncer
– Cirurgias extensas
– Gravidez e pós-parto
– Imobilidade prolongada
– Insuficiência cardíaca
– Obesidade
– Reposição hormonal
– Tabagismo
– Traumas
– Varizes
Sintomas
– Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração
– Ansiedade
– Coloração azulada na pele e nas unhas
– Dor aguda no peito e febre
– Dor repentina ou que aumenta de intensidade no peito
– Falta de ar
– Palidez
– Tosse seca ou com sangue
É importante ficar de olho nos sintomas, pois trombos pequenos podem causar sintomas que passam despercebidos.
Anderson Leonardo no podcast Papagaio Falante (Foto: Reprodução/Youtube/@Podcast Papagaio Falante)
Histórico
Anderson já havia sido diagnosticado com um câncer inguinal em outubro do ano passado. Esse tipo de tumor aparece na virilha, e apesar de o cantor ter anunciado em janeiro que estava curado, ele precisou passar por mais tratamentos em maio.
Convidado para o podcast Rocinha Cast, o músico comentou sobre o problema. Durante a entrevista, que aconteceu em maio, Anderson comentou que o tumor atingiu os testículos, gerando um inchaço. Segundo o músico, o inchaço chamou a atenção durante um show, deixando-o bem desconfortável.
Algumas semanas depois, em junho, Anderson foi convidado para o podcast Papagaio Falante. Nessa entrevista, ele contou que estava bem melhor, já que o diagnostico foi feito a tempo, e desde então ele vem passando pelo cuidado paliativo, que o permite viver melhor.
Foto destaque: Anderson Leonardo em show do Molejo. Reprodução/Instagram/@cantorandersonleonardo