Conheça novo método do SUS capaz de identificar e tratar câncer de pele

Henrique Santos Por Henrique Santos
3 min de leitura

O Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar uma nova terapia fotodinâmica para o tratamento de pacientes portadores de câncer de pele. O aparelho será capaz de avaliar e tratar a doença no mesmo dia, e a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou que ele seja aderido ao sistema público no final de junho. Com a adoção do equipamento no sistema público, a terapia evitará cortes na pele do paciente e processos “chatos” no tratamento do câncer.


Quando o câncer é descoberto no início, a chance de cura é maior (Foto: reprodução/clijam)


Saiba como essa terapia será aplicada

Nessa nova etapa do combate ao câncer de pele, será aplicada uma pomada com base de metilaminolevulinato (MAL) – um derivado do ácido 5 – aminolevulínico (ALA) na parte inflamada. Após a remoção da pomada, a região receberá um medicamento fotossensibilizante em creme. A luz LED vermelha em 630 nanômetros será irradiada com um comprimento de onda adequado para ativar o fotossensibilizador e destruir o tumor.

O fotossensibilizador permite o tratamento de mais de uma lesão e a repetição da terapia dentro de uma semana. Todo o processo pode ser realizado no próprio consultório médico e o tratamento pode começar poucas horas depois da doença ser diagnosticada. Sem dúvidas, esse procedimento é considerado uma evolução na medicina. Foram realizados ensaios clínicos para a validação da técnica em 72 centros de saúde em todo o país.

Tecnologia desenvolvida em universidade

O aparelho foi projetado pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e é o único no mundo capaz de realizar o tratamento. Luciene Bonan, diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), exaltou o papel importante que as universidades vêm fazendo em busca da inovação e nas necessidades do SUS. Ela disse que as universidades vêm impulsionando as pesquisas, desenvolvendo evidências clínicas e, sobretudo, capacitando os serviços de saúde, dando início ao processo de incorporação e oferta de uma nova tecnologia no SUS.

 

Foto destaque: SUS disponibiliza novo tratamento contra o câncer de pele. Reprodução/Oncologia

Deixe um comentário

Deixe um comentário