Crescem casos de Covid-19 no Rio de Janeiro e em São Paulo

Adriane Paiva Por Adriane Paiva
2 min de leitura

De acordo com a Fiocruz, no boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (28), houve um aumento de casos por Covid 19, destaque no Rio de Janeiro e em São Paulo. O coordenador do boletim Marcelo Gomes diz que o vírus Sars-Cov-2 continua levando a internações. 

As informações do boletim, que reúne dados de internações por (SRAG) Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por diversos tipos de infecções, diz que 44,2% das internações neste mês são relativos á Sars-CoV-2/Covid19 e 77,5% dos óbitos são por causa da Covid-19. Dados também mostram cidades como Fortaleza (CE), Palmas (TO), São Luís (MA) e João Pessoa (PB) com aumento de casos. 

“É um ritmo lento de crescimento em São Paulo, restrito também, assim como no Rio de Janeiro, à população de idade mais avançada.[…] O vírus está circulando com maior intensidade, levando a aumento das internações, principalmente nas populações mais vulneráveis”, disse Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe. 

 A divulgação do boletim desta quinta-feira (28) se referem a semana de 17 e 23 de setembro, comparando com as semanas anteriores. 


População idosa é a mais afetada (Foto: reprodução/Marcelo Piu/Prefeitura do Rio)


Vacinação 

A causa desse aumento é pela falta de procura da população pela vacinação e esquema vacinal incompleto. Atualmente 16% da população tomou a vacina bivalente, que está disponível desde abril deste ano para maiores de 18 anos, que protege contra as variantes da covid 19, segundo o Ministério da Saúde. 

Recomendações 

Diante do aumento de casos nas capitais metropolitanas, a Fiocruz recomenda que os serviços públicos de saúde façam acompanhamento local no interior de cada estado e reforça a importância da testagem e do calendário vacinal em dia. 

A Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda o uso de máscara para a população de risco e com sintomas gripais, e que a vacinação continua sendo a mehor forma de prevenir casos graves e mortes pela doença. 

 

Foto Destaque: Vacina. Reprodução/Brasil 61

Seguir
Estudante de Jornalismo, apaixonada por leituras e cultura pop
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile