Deficiência de vitamina B12 conheça os sintomas, causas e tratamento

3 min de leitura

Conhecida como uma das vitaminas mais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo e uma das mais complexas a vitamina B12, é responsável por proporcionar diversos benéficos ao organismo garantindo também a prevenção de varias doenças.

Conhecida como cobalamina, ela esta diretamente envolvida na produção de RNA e DNA, na formação de células sanguíneas e dos neurônios, sendo de muita importância para manutenção da bainha de mielina (estrutura que conduz os impulsos elétricos e integra a comunicação dos neurônios).


 

Foto: Frasco de vitamina B12. Reprodução/pixabay.com


Sendo essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e nervoso, além de melhorar a disposição física e mental. Ela também atua como regulador das gorduras gerando energia para o corpo.

A baixa taxa desse nutriente pode surgir principalmente pela falta de alimentos de origem animal. Entretanto existem casos em que a deficiência se dar por um distúrbio no processo de absorção da vitamina pela digestão.

Outro fator que favorece a deficiência esta no uso freqüente de medicações que diminuem a concentração de ácido no suco gástrico (omeprazol e pantoprazol), e remédios usados para controle de glicose no sangue (metformina).

Segundo a nutricionista Mariana Melendez, os sintomas são inespecíficos, isso quer dizer que são comuns a outras condições de saúde. Por essa razão, nem sempre as pessoas sabem que precisam aumentar a ingestão de nutrientes.

“É super importante monitorar a vitamina B12 com o auxílio de um médico ou nutricionista ou médico. A carência do nutriente impacta a qualidade de vida da pessoa, pois o ânimo diminui. Se a B-12 está em falta, o ideal é montar uma estratégia de suplementação”, explica a nutricionista.

Ela ensina que, por meio de exames de sangue, é possível verificar a quantidade de vitamina B12 no corpo.

 Os sintomas são raros, mas podem incluir fadiga, faltar de ar, dormência, falta de equilíbrio e problemas de memória. Completa a especialista.

O tratamento para a deficiência da vitamina varia de acordo com a sua causa. No caso de anemia, o mesmo e feito através de aplicação de injeção intramusculares dessa vitamina e outros complexos B.

Quando a causa e alimentação o nutricionista pode indicar uma suplementação oral ou uma injeção de vitamina B12, assim como um aumento no consumo dos alimentos ricos nessa vitamina.

Veja alguns hábitos alimentares que de acordo com a nutricionista ajudam a evitar a deficiência de vitamina B12.

Consumir carne vermelha pelo menos 2 vezes por semana.

Ingerir derivados do leite, entre eles o iogurte e queijos.

Consumir pelo menos 1 ovo por dia.

A especialista ressalta que os alimentos precisam ser de origem animal, que são as verdadeiras fontes de B12.

 

Foto destaque: Médico recomendando vitaminaB12. Reprodução/Freepik.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile