Depressão: Droga recreativa pode ser eficaz para o tratamento da doença

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

A depressão é uma doença psiquiátrica seríssima que afeta o emocional de uma pessoa a ponto de desenvolver uma tristeza profunda, cansaço exacerbado, falta de apetite, pessimismo, desânimo de tudo, inclusive coisas que antes traziam felicidade e em casos extremos aparecem pensamentos suicidas. 

Essa doença atinge 5,8% da população brasileira. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui 11,5 milhões de casos fazendo com que seja o maior índice da América Latina e o segundo maior nas Américas. Esses números ficam atrás apenas dos Estados Unidos que registram 5,9% da população com a doença, o que equivale à 17,4 milhões de casos. 

O tratamento para depressão consiste basicamente em medicamentos antidepressivos, fototerapia, psicoterapia, ou até mesmo uma combinação disso tudo. Existem uma variedade de tratamentos atualmente que podem ajudar na normalização das alterações cerebrais caudadas pela depressão.


Representação da Depressão feita por uma mulher (Foto: Reprodução/BLOG DO NASCIMENTO) 


Contudo, o mais recente vem chamando atenção por ser ousado e que está abrindo portas para esse tipo de tratamento. Um estudo feito por pesquisadores de institutos franceses publicado pela JAMA Psychiatry, identificou uma nova utilidade para a cetamina. Essa droga conhecida por ser usada como anestésico geral em procedimentos cirúrgicos, também é recreativa. Seus efeitos alucinógenos chamaram atenção dos cientistas por proporcionarem sensação de estar fora do corpo. Durante o estudo, ela foi administrada em pacientes com depressão intensa. 

Os resultados foram positivos e a cetamina mostrou ser capaz de apresentar uma maior capacidade dos participantes de superar seus pensamentos negativos sobre si mesmos e sobre o mundo, atingindo em cheio os principais sintomas da depressão. Esse sucesso nos resultados significa abertura de caminhos para novos experimentos terapêuticos para outros transtornos e para quem apresenta resistência aos antidepressivos. 


Consulta psicológica é importante para o tratamento de depressão (Foto: Reprodução/Psicólogo e Terapia) 


Esse tipo de tratamento apresenta eficácia e poupa tempo. Comparando com outros métodos convencionais que levam em média 3 semanas para apresentar um resultado, a cetamina possui efeito rápido com apenas algumas horas após utilizá-la. Contudo, ainda está sendo estudada e não sabem o porque do efeito chegar com rapidez. 

É importante está em frequente consulta profissional e também seguir o tratamento indicado e prescrito por um médico. Depressão é uma doença séria e merece atenção. 

 

Foto Destaque: Reprodução/Razões para Acreditar

Deixe um comentário

Deixe um comentário