Dicas de cuidados e como perceber se sua bebida foi adulterada

Claudio Fabrício Por Claudio Fabrício
4 min de leitura

O governo do Reino Unido lançou um novo pacote para tentar conter o aumento de bebidas alcoólicas, geralmente conhecidas como “batizadas”, nesse pacote inclui kits de teste e formação para pessoas que trabalham em bares. Para o incentivo para as pessoas, o governo britânico divulgou alguns sinais de alerta que podem significar que foi colocada alguma droga na sua bebida ou de algum amigo, e servindo também para casos em que alguma pessoa injetou algo em alguém com uma agulha.

Bebidas batizadas

Conforme o NHS (sistema de saúde britânico), tem várias possibilidades sobre como os sintomas podem começar a surgir no corpo após o consumo da “batizada”. Todavia, pode depender da quantidade ingerida, do tipo de álcool que está sendo consumido e até mesmo das drogas utilizadas pelo agressor. Até mesmo para aquelas pessoas que tomam medicamentos, vale lembrar que o tamanho corporal e a idade também influenciam.

Resumidamente, quando essas drogas, substâncias são dissolvidas na bebida, não podem ser identificadas pelo sabor e, por consequência desse motivo, a pessoa acaba ingerindo a bebida sem perceber. Logo, alguns minutos depois, os sintomas começam a aparecer e a pessoa vai começando a ficar inconsciente das suas ações.


Foto: Sair com amigos ajuda a ter mais responsabilidade (Foto: reprodução/site/band)


Fique atento aos sinais 

Seja observador, atente-se a confusões, alucinações e comportamento paranoico constantes. Lynn Thomas, (diretora-médica da St John Ambulance), explica que você pode perceber alguém ficando confuso, sem saber onde está ou se sentindo perdido. 

Olhe quando a pessoa começa a perder o equilíbrio e ter má coordenação motora, pois os sintomas podem se desenvolver rapidamente, entre 5 a 20 minutos, podendo durar até 12 horas. A vítima começa a reclamar de tonturas e, ao andar, pode sentir ou pode parecer que vai cair. Se você notar esses sintomas em seus amigos, é importante tentar fazer com que eles se sintam em algum lugar para mantê-los seguros enquanto você procura ajuda médica.

Se atente se a pessoa começar a ter dificuldade para falar e começar a ter problemas de visão (tanto para conseguir focar, quanto a visão turva). Por isso, é importante ficar com a pessoa, avisar a pessoa responsável pelo estabelecimento e, se necessário, a polícia.

Se a pessoa começar a ter dificuldade para respirar ou não responder, além de outros sintomas como dor abdominal e aquela sensação de enjoo, pois a droga pode fazer com que alguém pare de responder e afete sua respiração, logo, é muito importante procurar ajuda médica se você não se sentir bem ou estiver preocupado com um amigo. 

Os famosos happy hours, ou até mesmo os passeios do final de semanas, são momentos em que o sinal de alerta de cuidado deve ser acionado, além do que são exatamente nesses lugares de bebida que os agressores começam a agir.
Ficar juntos com os amigos ajuda, pois proporciona responsabilidade e proteção, pois com todos atentos, dificilmente alguma conduta estranha passará despercebida.

Foto de destaque: Pessoa consumindo bebida alcoólica (Reprodução/site/Forbes)

Deixe um comentário

Deixe um comentário