O Arroz branco é o principal agente do almoço da população brasileira. É um fato geral de que praticamente toda refeição carrega o arroz e o feijão como principais alimentos. Entretanto, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos por pesquisadores do American College Of Cardiology, o consumo exacerbado de arroz branco pode causar consequências à saúde.
Uma delas é o aumento do risco de desenvolver doenças no coração. Os pesquisadores compararam o consumo de doces e outros alimentos gordurosos com o consumo de arroz branco. Para realizar essa comparação, foram recrutados mais de 2 mil pacientes com doença arterial coronariana prematura que foram submetidos a radiografias do coração, no hospital do Irã.
Para contrabalancear, foram adicionadas 1,1 mil pessoas saudáveis no estudo como grupo controle, enquanto os outros 1,3 mil pacientes possuíam obstruções nas artérias. Todos receberam os mesmos questionários sobre sua alimentação e a frequência de consumo de certos alimentos.
Grãos Integrais e Grãos Refinados (Foto: Reprodução/iStock)
Ao término dessa pesquisa, os cientistas responsáveis puderam concluir que as pessoas que consumiam mais grãos refinados, possuíam um risco maior de desenvolvimento de doença arterial coronariana prematura. Contudo, quem consumia grãos integrais, apresentavam redução no risco de desenvolver a doença.
“Existem muitos fatores pelos quais as pessoas podem estar consumindo grãos mais refinados em oposição aos integrais. Por exemplo, alguns dos fatores mais importantes a serem considerados incluem a economia e renda, emprego, educação, cultura, idade e outros fatores semelhantes”, explica o cientista Mohammad Amin Khajavi Gaskareim, principal coordenador do estudo.
O estudo observou e comparou esses alimentos, porém, é incerto afirmar com 100% de certeza de que grãos refinados como o Arroz branco pode causar sempre danos ao coração. É importante fazer acompanhamento nutricional estando ou não com alguma complicação de saúde. Até mesmo para evitar problemas como esse.
Foto Destaque: Arroz branco/Reprodução/Gazeta do Povo