Fazer exercício físico é importante, independente da periodicidade

Felipe Yamauchi Por Felipe Yamauchi
3 min de leitura

Em uma recente pesquisa feita e publicada na revista científica Jama Network, o resultado mostrou que fazer exercício físico somente no fim de semana ou todos os dias, têm o mesmo efeito. Independente da frequência, o mais importante é praticar qualquer atividade física, seja ela moderada ou intensa, por pelo menos 150 minutos.

Toda essa análise foi feita por cientistas chineses e contava com cerca de 350 mil norte-americanos, com idade média de 41 anos. Para a pesquisa, houve uma divisão em três grupos: pessoas que faziam exercícios por duas horas e meia em um ou dois dias; pessoas que faziam mais de três dias e outro de pessoas sedentárias. O resultado inicial apontou que quem se exercitava independente da quantidade de horas ou de dias, tinha 8% menos de chance de morrer se comparada com quem não fazia nada de atividade física.

Depois de toda pesquisa ser feita, foram constatadas cerca de 20 mil mortes entre os participantes sedentários, entre eles 6.035 faleceram de problemas cardiovasculares e outros 4.130 morreram de câncer. Já entre os grupos que praticavam por dois dias ou mais, a resposta foi que ambos não correm tantos riscos de terem algum problema e até morrerem.


Foto: Mulheres fazendo exercício físico na academia/ Reprodução: Gympass


Em entrevista com a equipe do jornal inglês Daily Mail, a enfermeira Joanne Whitmore, disse que: “Para nossa saúde é importante fazer atividade física, independente da intensidade. Ela pode ser feita até dividida para ficar mais fácil, mas deve ser feita”, contou. O objetivo principal deste estudo era mostrar que os minutos em que a pessoa está ativa são mais importantes do que aqueles em que a pessoa está fazendo o exercício em si.

Para os pesquisadores, esse estudo serve como um estímulo para aquelas pessoas que sempre usam de desculpas como: rotina de trabalho, cuidar da casa, dos filhos e assim afirmam não ter tanto tempo disponível para se exercitar. Após a publicação da pesquisa, segundo os especialistas, os leitores deverão repensar seus hábitos e principalmente começarem a praticar exercícios físicos para o seu próprio bem-estar.

 

Foto de Destaque: Casal fazendo atividade física na academia/ Reprodução: Academia Nadarte

Deixe um comentário

Deixe um comentário