Com a morte da rainha Elizabeth II, a saúde do novo monarca do Reino Unido começou a ganhar mais espaço. Um detalhe que chamou a atenção são os dedos inchados do rei Charles III. O inchaço pode ser causado por vários motivos, dos mais simples ou até necessitar de intervenção médica, mas especialistas explicam os motivos e como aliviar os sintomas. A má circulação sanguínea é uma das principais razões do inchaço nas mãos e dedos.
“A causa é a perda da elasticidade das veias, e quanto mais rígidas, maior a dificuldade do sangue chegar até as extremidades. Geralmente ele se acumula nos braços, causando o inchaço. Essa perda acontece por diversos motivos, como envelhecimento natural do corpo, colesterol alto, pressão alta, consumo de álcool ou tabaco, problemas cardíacos, sedentarismo, entre outros”, afirma Juliana Toma, médica dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Os “dedos de salsicha” do novo rei britânico viralizou na internet (Reprodução/Twitter)
O cirurgião vascular Alexandre Amato afirma sobre as dificuldades que o inchaço causa pela má circulação. “As veias trazem o sangue de volta para o coração, em membros superiores elas não costumam dar muitos problemas – então não vamos ter varizes em membros superiores. Existem algumas situações em que as veias e os vasos linfáticos podem causar inchaço, por exemplo, uma tromboflebite. Se você pegou uma veia para fazer alguma medicação ou após uma cirurgia pode ter uma tromboflebite, que causa dor no local e inchaço também”, explicou.
O consumo excessivo de sal traz inúmeros prejuízos à saude, a médica Juliana recomenda sobre o uso moderado do que pode chegar a causar hipertensão. “Sem ele, podemos desenvolver hiponatremia, bócio e outras condições, mas em excesso também faz mal. Uma das manifestações do excesso de sal é o inchaço das mãos e dedos devido ao acúmulo de sódio que retém água. A saída é evitar comer muita comida salgada, substituir o sal comum por aqueles com baixo teor de sódio ou usar outros temperos para reduzir o consumo de sal nas refeições”, explicou Juliana.
O calor também é um dos sintomas e os fãs e desafetos da família real britânica acredita que pode ser por causa dos voos longos recentes para Índia e Austrália. A pesquisa sobre os dedos inchados do príncipe teve picos de busca no Google Trends no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália, mas não existe um diagnóstico preciso sobre a situação do novo rei Charles III.
Foto destaque: Rei Charles III com a mão na cabeça. Reprodução/Victoria Jones/Pool/AFP