Lavagem Nasal: saiba como funciona e quais são os benefícios da prática

Julia Cabrero Por Julia Cabrero
3 min de leitura

É possível perceber uma onda de conteúdos na internet sobre como manusear a lavagem nasal. Muitos vídeos são de mães com crianças que normalmente não conseguem colocar a secreção para fora sozinhos. Contudo, o que muitos podem não saber, é que essa prática é bem comum em todas as idades.

Especialistas recomendam a lavagem nasal para evitar complicações respiratórias e diminuir a formação de mucos, que podem obstruir as vias nasais. Ela é indicada para aliviar os sintomas de gripes, resfriados e até mesmo sinusite. O método de higiene para o nariz deve ser realizado pelo menos três vezes por dia, com soro fisiológico a 0,9%, que tem pH mais próximo do encontrado na mucosa nasal. A água não deve ser utilizada nesses casos.

“A lavagem nasal é um excelente método de desobstrução das narinas. Entretanto, deve ser feita de forma segura, de preferência usando dispositivos adequados, como as garrafinhas vendidas em farmácia que já vêm com sachês de cloreto de sódio.”, declara a otorrinolaringologista Dra. Maura Neves.


Representação de como realizar uma lavagem nasal (Foto: Reprodução/Dra. Danielly Solar Andrade) 


O passo a passo de realizar essa ação é bem simples e caso seja feito com cuidado, não existirão complicações: 

• Coloque um pouco de soro 0,9% dentro de uma seringa sem agulha;
• Injete o conteúdo da seringa numa narina de forma que o líquido passe por toda cavidade nasal;
• Espere sair todo o soro na outra narina;
• Repita o processo na outra cavidade.

“Não há uma quantidade máxima de lavagens permitidas por dia, quanto mais vezes melhor. Para a prevenção, recomenda-se fazer duas vezes por dia, e quando o paciente está com o nariz entupido, aumentar para quatro ou repetir até o incômodo passar”, afirma a otorrinolaringologista Luana Pais. 

Durante todo o processo é necessário manter a respiração pela boca. Além disso, quem desejar que o soro esteja em temperatura morna para o ato ficar mais confortável, não tem problema algum. Entretanto, é preciso ter cuidado para não esquentar demais e provocar queimaduras.

 

Foto Destaque: Lavagem nasal. Reprodução/Shutterstock.

Deixe um comentário

Deixe um comentário