Leite, um dos alimentos mais antigos que divide opiniões, considerado um alimento de alta densidade nutricional, tem mais nutrientes do que calorias, cálcio, mas é de difícil digestão pelo organismo. É como bom e ruim ao mesmo tempo.
Fazenda interior de São Paulo (Fábio Tito/Reprodução: G1)
Nada mais comum no interior do que tomar leite direto da fonte, mas não é indicado, pois pode estar contaminado, pode ocasionar indigestão, prisão de ventre, refluxo, tuberculose e brucelose. Brucelose é uma doença causada por bactérias do gênero Brucella, ao contato direto ou indireto de consumo de alimentos lácteos não pasteurizados.
São sintomas da bactéria Brucella: febre, sudorese, dor de cabeça, dores musculares, dores articulares, cansaço, perda de peso, náuseas, mal estar e calafrios.
Hoje em dia existem muitas pessoas com intolerância à lactose e alergia à proteína do leite, por isso a produção é importante.
Segundo Gabriel Carvalho, nutricionista e farmacêutico bioquímico, o uso de antibióticos utilizados por humanos destroem a nossa flora intestinal, e com isso cresce a intolerância a lactose e alergia. A pessoa que tem o intestino preso, come poucas fruas e verduras e que abusa de açúcar está com chance de sensibilidade.
Muitos especialistas afirmam que o ser humano não foi feito para ingerir leite.
Outro fator negativo é que o leite tem muita proteína que o corpo humano consegue digerir, pois sobrecarrega os rins e compromete a absorção de cálcio.
Os benefícios está na alta concentração de cálcio, tem muitos nutrientes, as gorduras do leite aumentam o colesterol bom, produz saciedade, a versão integral ajuda absolvição da vitamina D.
Existem vários tipos de leite:
Integral
Tem no mínimo de 3% de gordura. Tem gordura saturada que aumenta o bom e o mau colesterol. Ideal para quem precisa ganhar peso. Ajuda na absorção da vitamina D.
Semi
Mantém a saciedade e não tem a mesma quantidade de gordura, ajuda a controlar o peso, é ideal para quem tem hipertensão, colesterol alto.
Desnatado
Tem menos de 0,5% de gordura, e ainda contém cálcio.
Foto Destaque: https://gauchazh.clicrbs.com.br/ Godinho (Especial) / Arte ZH