O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira (14), orientações sobre a dose de reforço para aqueles que iniciaram o esquema vacinal, contra a covid 19, com o imunizante da Janssen. As doses de reforço ficam da seguinte forma: dose única (inicial) + primeira dose de reforço + segunda dose de reforço + terceira dose de reforço, segundo a pasta.
A primeira dose de reforço da Janssen deverá ser administrada entre 2 e 6 meses depois da dose única, importante ressaltar que essa deverá ser com o mesmo imunizante. A segunda aplicação de reforço, deverá ser feita dentro de 4 meses após a primeira dose do reforço. Para esse segundo reforço poderão ser usadas as vacinas Astrazeneca, Pfizer ou a Janssen.
“É importante ressaltar que esse esquema é recomendado apenas para quem iniciou a vacinação contra a covid-19 com a Janssen, ou seja, tomou a dose única do imunizante. As pessoas que começaram o esquema vacinal (primeira e segunda dose) com outros imunizantes e se vacinaram com a Janssen como dose de reforço não se encaixam nessas recomendações”, informa a pasta do Ministério da Saúde.
Novo esquema vacinal com a vacina Janssen. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Francisco Beltrão)
As pessoas com idade superior a 40 anos podem tomar, ainda, uma terceira dose de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da aplicação do segundo reforço, podendo ser, também com os imunizantes Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.
É importante estar atento ao esquema vacinal, independente do tipo de vacina, dessa forma é possível manter uma maior proteção contra a covid 19 e a imunização em dia. A vacinação é a melhor forma de combater a pandemia, que por sinal, está voltando a trazer preocupações aos órgãos de saúde, devido a baixa procura pelas doses de reforço.
É indicado ainda, comparecer ao posto de saúde mais próximo, para buscar informações sobre a aplicação da dose de reforço com o imunizante Janssen.
Foto destaque: Esquema vacinal com o imunizante Janssen. Reprodução/Rádio Pampa.