Junto com a nova era da tecnologia, vídeos curtos de conteúdo rápido viralizam nas redes sociais entre os jovens. No aplicativo, a nova moda viralizada agora incita adolescentes a fumar cotonete e preocupa os pais e especialistas. O item tem o propósito de tirar cera dos ouvidos, e também é utilizado para o diagnóstico da COVID-19, no entanto, com a nova tendência, eles usam o cotonete para queimar o algodão, o plástico e aspiram a fumaça tóxica resultante dos dois produtos.
Os especialistas de saúde são bem pontuais e afirmam que isso não pode ser feito de forma alguma, pois tem um grande risco de desencadear doenças como a asma, bronquite, e até comorbidades mais graves, como a bissinose, que é uma doença ocupacional de trabalhadores da indústria do algodão.
Jovem praticando a nova trend do TikTok (Foto: Reprodução/Surgiu)
Decerto, inalar qualquer fumaça resultante da queima de alguma substância é prejudicial à saúde, entretanto, quando o algodão e o plásticos são submetidos à queima, geram substâncias tóxicas em forma de fumaça. Inalar essa fumaça tóxica traz problemas de saúde bem específicos.
A bissinose é resultado da inalação forçada de algodão, linho e cânhamo. A condição estreita as vias respiratórias e leva à uma respiração ruidosa, ou seja, com chiado, sensação de peso no tórax. Consequentemente, com todos os sintomas, a função do pulmão vai parando com o tempo, até o órgão parar de funcionar.
Além disso, o algodão queimado pode gerar broncoespasmos, que é o inchaço e fechamento das vias respiratórias, pois impedem o ar de circular. O indivíduo pode desenvolver tosse, falta de ar, e em casos mais graves, uma parada cardiorrespiratória.
Para os médicos, a atual preocupação é que as crianças e adolescentes permaneçam praticando a chamada ‘trend’ das redes sociais. A possibilidade de tornar essa prática um hábito é preocupante, pois pode incentivar futuramente a busca por drogas lícitas e ilícitas para consumo. A recomendação é que a família converse e explique a gravidade dessa nova moda.
Foto Destaque: Representação da nova trend do TikTok de inalar fumaça tóxica do cotonete. Reprodução/Pleno News