OMS atualiza tabela de consumo de gorduras

Pedro Léo Por Pedro Léo
2 min de leitura

A tabela de consumo recomendado de gorduras, carboidratos e açúcares foi atualizada pela OMS na última semana. O documento que engloba a dieta de adultos, crianças e adolescentes (qualquer um acima dos dois anos) serve como instrução para uma dieta saudável, com o fim de diminuir doenças como o Câncer, Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, relacionadas a uma alimentação ruim e que podem apresentar risco à vida.

Novas orientações

O documento mantém que a ingestão total de gordura deve ser de 30% em relação ao consumo total de energia, não podendo ultrapassar 10% de gordura saturada e 1% de gordura trans. As gorduras saturadas seriam as não saudáveis, incluindo a gordura trans, geralmente presentes em frituras e produtos artificiais. Outras gorduras, presentes em óleos e azeites, são tidas como “saudáveis” e incentivadas a serem consumidas, mas também devem ser limitadas. 


Alimentos que contém gordura trans. (Foto: reprodução/Freepik)


Fibras e frutas

Esses 30% seriam equivalentes a 600 calorias, cerca de 66 gramas. Ou seja, saturadas devem ser até 6,6 gramas, e trans devem ser menos de 2 gramas. Entre frutas e fibras, a OMS recomenda 400 e 25 gramas, respectivamente.

Além disso, o órgão afirma que, na questão dos carboidratos, as fibras devem ser priorizadas, e os açúcares devem ser limitados de 5 a 10 colheres de chá por dia.

O órgão também divulgou necessidades específicas para crianças e adolescentes em relação a fibras e frutas. Com frutas e vegetais, crianças de 2 a 5 anos precisam de 250 gramas por dia, de 6 a 9 anos 350 gramas por dia, e acima dos 10 anos 400 gramas por dia. Já com fibras, presentes em frutas, avelãs, entre outros, o recomendado é 15 gramas de 2 a 5 anos, 21 gramas de 6 a 9, e 25 gramas acima dos 10 anos.

 

Foto destaque: logo da Organização Mundial da Saúde. Reprodução/OMS

Deixe um comentário

Deixe um comentário