Rio Grande do Sul confirma 154 casos de varíola dos macacos

Gabriel Gomes Por Gabriel Gomes
2 min de leitura

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul confirmou 154 casos de varíola dos macacos. São dez casos a mais do que o publicado nas últimas 24 horas.

A primeira pessoa com vírus foi identificada em 12 de junho no estado. O relatório também revela que são 220 casos suspeitos em investigação. Porto Alegre é o munícipio que lidera com o maior número de casos identificados: 84. Na sequência, Canoas, com 13. São 32 municípios gaúchos com o monkeypox.


As vacinas devem chegar ao Brasil na última quinzena deste mês (Reprodução/Uninter)


Porto Alegre (84 casos), Canoas (13), Novo Hamburgo e Viamão (7), Caxias do Sul (4), Campo Bom, Garibaldi, Gramado e Igrejinha (3), Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Uruguaiana (2), Alvorada, Cachoeirinha, Carlos Barbosa, Estância Velha, Esteio, Farroupilha, Ijuí, Ivoti, Marau, Monte Belo do Sul, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e São Marcos (1).

O diagnóstico da varíola dos macacos é feito por um teste do tipo PCR seguido de sequenciamento viral. O contágio acontece pelo contato direto com as lesões da pele, objetos contaminados ou gotículas respiratórias.

Os casos suspeitos devem passar pelo processo de isolamento, na ausência de complicações ou fatores de risco (imunossupressão ou gravidez), o isolamento pode ser feito em casa, mas será acompanhado por profissionais da Atenção Básica e conta com o suporte do Telessaúde-RS para orientações e discussões. A duração deve ser até a queda das crotas da pele e cicatrização das lesões.

A varíola tem a mesma prevenção que a Covid-19, mas o risco de transmissão é menor. É recomendado isolar os infectados, manter distanciamento, o uso de máscara e lavar bem as mãos. Para o tratamento, existem remédios para alívio dos sintomas e já existe uma vacina capaz de controlar os surtos.

Foto: Homem com as feridas por todo o corpo. Reprodução/iStock

Deixe um comentário

Deixe um comentário