Num passado não tão distante o assunto banho de sol era visto como foco de um grande debate entre profissionais da saúde. De um lado dermatologistas recomendavam a não a exposição ao sol, enquanto do outro, os ortopedistas diziam exatamente o contrário.
Foto: Amigos tomando banho de sol na praia. Reprodução/ GETTY IMAGENS/Istockphoto.
No entanto atualmente, eles entraram em um consenso a respeito do assunto de que o banho de sol se praticado moderadamente, pode ser benéfico à saúde.
A exposição ao sol exige cuidados, mas, se realizado de maneira adequada, proporciona diversos benefícios á nossa saúde. Muitas são as vezes que escutamos que os raios solares são prejudiciais a pele e que o ideal é que sempre antes de expor nosso corpo ao sol, é recomendado o uso do velho e bom protetor solar, inclusive em casa.
De fato, que a exposição de forma demasiada causa danos, irreparáveis a nós, mas a luz natural também é vista como fonte de equilíbrio e bem estar para nosso corpo.
O banho de sol, alguns minutos por dia, pode ser usado como terapia natural para a cura de diversos problemas. A luz solar ajuda a regular a produção de melatonina no corpo, colaborando assim para uma boa noite de sono. Colabora para produção de vitamina D, essa mineral ajuda a absorver cálcio e fósforo dos alimentos que consumimos e fortalece nossos ossos, dentes e músculos. Prevenindo assim certos tipos de cânceres, especialmente aqueles ocasionados pelo baixo nível da vitamina D.
Alguns especialistas apontam que 15 minutos de luz solar por dia, é suficiente para aumentar a expectativa de vida, redução do estresse evitando doenças como depressão e ansiedade. Bem como auxilia no controle da pressão arterial, fazendo com que o organismo libere óxidos de nitrogênio, fazendo com que nossas artérias se dilatem e melhore nosso desempenho cardiovascular.
Para não se ter um efeito negativo na terapia é sugerido por alguns médicos que seja seguida as seguintes recomendações: que os banhos de sol diários sejam feitos por volta de meio dia, durem em média de 3 a 15 minutos em pessoas de pele branca e de 15 a 30 minutos para pessoas de pele morena ou negra, com apenas 40% do corpo exposto ao sol. Que se faça uso de um filtro solar com alto grau de proteção. Se mantenha bem hidratado, cubra bem a cabeça com uma tolha molhada e principalmente evite se alimentar duas horas antes e duas horas depois da exposição e ao final da terapia tente tomar um banho frio.
Foto destaque: Uma das praias do Rio de Janeiro, RJ REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS/Istockphoto.