Sergipe emite alerta epidemiológico por aumento de casos de Covid-19

Yan Guedes Por Yan Guedes
2 min de leitura

Na última terça-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe (SES) emitiu um alerta epidemiológico para os municípios com recomendações para a população por conta do significativo aumento de casos de Covid-19 na última semana no estado. Esse aumento já reflete no número de internamentos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (21), foram registrados 254 novos casos e nenhuma morte pela doença.

Desde o início da pandemia, 343.766 pessoas testaram positivo para a doença e 6.444 morreram. Segundo as últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe no momento 8 pacientes estão internados na rede pública e 16 pessoas na rede particular.

O documento do alerta foi assinado pela secretária, Márcia Feitosa e traz recomendações e orientações para a população e aos municípios.

As recomendações reafirmam a importância de completar o esquema vacinal e a utilização correta de máscaras de boa qualidade, principalmente para as pessoas mais vulneráveis, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades e imunodeprimidos. Na presença de qualquer sintoma gripal a testagem é recomendada e os casos positivos precisam ficar em isolamento.


Variante da ômicron chamada de BQ.1 (Foto reprodução/G1)


Para os os municípios e serviços de saúde, a SES orienta que é fundamental incentivar à vacinação, conscientização quanto ao uso de máscara, ampliação da testagem e orientações sobre o tempo que as pessoas positivadas precisam estar isoladas.

Dados informam que 88,00% da população foi vacinada com a primeira dose e 81,27% com a segunda dose. Além disso, 61,20% foi vacinada com a primeira dose de reforço e 30,92% com a segunda dose de reforço.

Uma nova onda começou a crescer agora no Brasil, junto com duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB e preocupa especialistas. Essa onda tem causado impacto também na Europa, China e Estados Unidos e por isso é importante seguir tomando os cuidados necessários.

 

Foto destaque: Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe. Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário