Um experimento feito por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiu criar uma tatuagem eletrônica que se for utilizada no pulso por um determinado tempo, pode fazer medições contínuas da pressão arterial. Todas as pesquisas deste protótipo foram publicadas na revista científica “Nature Nanotechnology”.
O monitoramento que é contínuo e feito pela “e-tatto”, permite a realização da medição em qualquer situação que a pessoa passe no cotidiano, como: momentos de estresse, quando está dormindo e até fazendo atividade física. Esse dispositivo coleta vários tipos diferentes de medições por até cinco horas.
O professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade do Texas, Deji Akinwande, disse em comunicado que: “A pressão arterial é um grande indicador sobre a saúde do coração e fazer a medição dela fora de um ambiente clínico é difícil, é muito limitado, por isso desenvolvemos esse novo dispositivo”, finalizou o professor.
Foto: Tatuagem que pode medir a pressão arterial/Reprodução: hypeness
Mesmo com outras formas além de medidores de pressão que são vendidos em farmácias, há outros como é o caso dos relógios inteligentes, contudo para esse pesquisador, esse item tecnológico ainda não está preparado para fazer uma correta medição da pressão arterial, porque além de eles ficarem longe de artérias importantes, eles também ficam deslizando pelo pulso, dificultando a leitura desses dados que são precisos.
A “e-tattoo” é feita de um material chamado grafeno, que é forte e resistente. Ele é muito parecido com o grafite de lápis, mas seus componentes são organizados em camadas bem finas. A tatuagem é feita com outros materiais pegajosos, que “seguram” os sensores para que a usabilidade seja longa, não incomode e principalmente não escorregue nos pulsos.
Todo o sistema dispara uma pequena carga de corrente elétrica na pele, que analisa a resposta corporal, a chamada bioimpedância. Para os cientistas, há uma relação entre a bioimpedância e as modificações na pressão arterial, que juntas alteram a pressão do sangue, mas como não é explícita essa relação, os cientistas tiveram que criar essa “máquina” capaz de entender todas as mudanças e conseguir fazer a leitura precisa da pressão arterial
Foto de Destaque: Mulher com tatuagem medidora de pressão arterial/Reprodução: Muy Interessante