TCU alega ausência de dados sobre cobertura vacinal de covid 19 no Brasil

Afernandes Por Afernandes
3 min de leitura

Em um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU foi constado que existe uma ausência de dados sobre a cobertura vacinal da covid 19 no Brasil. No documento o tribunal de contas afirma que o Ministério da saúde não tem dados específicos e concretos sobre a vacinação contra a covid, mas especificamente sobre o público prioritário e por faixa etária. No mesmo relatório a entidade ressalta a ausência de informações “estruturadas” sobre morbidade e mortalidade relacionadas ao pós covid.


 

Foto: Homem tomando a dose da vacina da covid 19.  Reprodução/ istockphoto.


 Segundo eles a falta dessas informações quantitativas de pacientes acometidos pela doença compromete o apoio aos entes substanciais no enfrentamento da situação, e que os recursos destinados podem ficar muito aquém da necessidade. Levando a um processo de insustentabilidade e desassistência do sistema único de saúde – SUS, isso porque de acordo com o TCU, o modelo de gestão pública praticado no país é gratuito, integral e universal. Isso geraria um aumento da necessidade de recursos e índices inflacionários, que associados ao cenário fiscal desfavoreceriam a ampliação de gastos afetando o planejamento das políticas públicas de saúde levando ainda mais a desassistência verificada hoje.

 O ministério da saúde, em nota contestou a apresentação do documento e disse que é inverídica a informação; a pasta possui  todos os dados relacionados aos imunizados contra covid 19 no país por CPF, incluído também o tipo de vacina administrada, bem como data de vacinação e doses de reforço, e que todas as informações estão disponíveis no Conectsus. E quanto a insustentabilidade do SUS, alegada pelo tribunal, o que foi apontado é referente a sustentabilidade financeira do sistema com o aumento de gastos com saúde, inflação de produtos de saúde, envelhecimento da população e judicialização. Ainda de acordo com a pasta o documento foi devidamente analisado e que o Ministério da Saúde esta a inteira disposição para contribuir  com o TCU, com um relacionamento saudável entre as duas instituições.

 

Foto destaque: O tribunal de contas da união afirma que o ministério da saúde não tem dados específicos e concretos sobre a vacinação contra a covid  REPRODUÇÃO/Istockphoto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário