Hérnia de disco: entenda a doença que atinge os famosos e o tratamento mais eficaz

Bruna Araújo Por Bruna Araújo
3 min de leitura
Foto Destaque: Imagem com os cantores Anitta, Wesley Safadão e Ludmilla, respectivamente (Reprodução/Instagram/@anitta, @wesleysafadao, @ludmilla)

A hérnia de disco tem se tornado algo comum entre as pessoas e os artistas não fogem disso. Nomes como Anitta, Taís Araújo, Ludmilla, Péricles, Rafa Kalimann, Wesley Safadão, Wanessa Camargo e Fernando Zor estão na lista de famosos diagnosticados com essa patologia degenerativa da coluna vertebral. 

Antes de entender sobre a hérnia em si, precisamos entender como funciona a coluna vertebral.

Coluna vertebral

A coluna vertebral é o eixo central do corpo, que sustenta nosso organismo e oferece flexibilidade para o movimento do tronco. Ela é constituída por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

Entre cada uma das vértebras da coluna, existem um disco que separa os ossos, fazendo um papel de amortecedor para as vértebras. Os discos são formados por um líquido, colágeno e elastina, que são proteínas que sustentam, mantém as células unidas e que confere elasticidade, flexibilidade. 


Composição de uma coluna vertebral (Foto: reprodução/Mundo Educação)

Hérnia de disco

A hérnia de disco, basicamente, é o deslocamento do líquido do disco que se move para a região posterior da coluna, formando uma hérnia. A causa da dor dos portadores dessa hérnia, está no movimento que ela faz, fazendo com que aperte o nervo ciático, o maior nervo do corpo. 

O nervo ciático se origina de diversas raízes nervosas que saem do final da coluna lombar, a mesma que controla as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, além dos pés e das pernas. Esse é um dos motivos que faz muitas pessoas com essa patologia, sentirem os sintomas de dores nas pernas, dificultando a interpretação da causa da dor ser na coluna vertebral. 

Nos piores casos dessa doença, pode causa paralisação permanente do corpo, devido ao movimento exagerado do disco, se não for tratado devidamente.


Composição simplificada da coluna com uma hérnia de disco provocando o nervo ciático (Foto: reprodução/Clinica Atualli)

Possíveis tratamentos

Não existe remédio para tratar a hérnia de disco, pois ela é causada por movimentos mecânicos, que deslocam o disco. Não há remédio que possa colocar o disco de volta a posição anterior. Os remédios indicados são apenas para o alívio da dor do nervo, uma medida provisória. 

Como a hérnia tem a ver com a compressão do disco, o tratamento certo precisa trabalhar a descompressão da hérnia. Sendo assim, o melhor tratamento não invasivo é realizado por meio da maca de tração, macas que ajudam a descomprimir a coluna, aliado a fisioterapia manual. Tal procedimento precisa ser realizada por profissionais especializados, já que envolve uma área perigosa do corpo. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário