A cirurgia robótica está revolucionando o tratamento do câncer de próstata. Utilizando braços robóticos controlados por um cirurgião experiente, essa tecnologia permite movimentos mais precisos e delicados, resultando em cirurgias menos invasivas e mais eficazes.
Pioneiro
Em Maringá-PR, o Dr. Juliano Plastina, pioneiro na introdução desse procedimento na cidade, explica como esse tipo de cirurgia se tornou uma poderosa aliada no tratamento dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata. “A eficiência da cirurgia robótica se dá em diversos níveis. Isso porque ela utiliza sistemas avançados que nos permitem operar com maior precisão, visão ampliada e controle superior. Ou seja, ela proporciona ações precisas, porém menos invasivas, resultando em menores taxas de complicações e uma recuperação mais rápida”, afirma o médico, capacitado em cirurgia robótica pelo Hospital Nove de julho.
Desde que começou sua carreira em 2004, após se formar em urologia pela Universidade Estadual de Londrina, Dr. Plastina tem dedicado sua vida à oncologia urológica. Com mais de 20 anos de experiência no Hospital do Câncer de Maringá, ele chama a atenção não só por sua atuação e comprometimento, mas também por estar sempre atento aos avanços da área. “Estamos apenas no início de uma nova era na medicina. A cirurgia robótica representa uma grande evolução, e meu compromisso é continuar me especializando para trazer essas inovações que têm o poder de transformar vidas”, enfatiza.
Multiplicando conhecimento
Além de sua atuação prática, Dr. Juliano é uma referência no compartilhamento de conteúdo relevante sobre urologia e tratamentos modernos através de seu canal no YouTube, o “Urologia Descomplicada”, que já conta com mais de 105 mil inscritos. Sempre muito didático, o médico conversa com o público sobre temas importantes, buscando esclarecer as maiores dúvidas da audiência leiga.