Saúde é a principal preocupação dos brasileiros segundo pesquisa

Rayssa Souza Por Rayssa Souza
4 min de leitura
Foto destaque: Saúde é a principal preocupação dos brasileiros segundo pesquisa (reprodução/Mauro Pimentel/Getty Images Embed)

O percentual de pessoas que tem se preocupado com o assunto saúde é o maior desde o fim da pandemia de Covid-19 em 2021. Epidemia de dengue é a responsável pela preocupação da sociedade.

Informações da pesquisa

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, a saúde coletiva se tornou uma das maiores angústias da população. No mês de abril, 42% indicaram que o assunto ainda é um desafio para o Brasil, percentual que era de 37% em março. O Instituto Ipsos realiza a pesquisa em 29 países e o Brasil é o país que possui o dobro das menções globais à saúde.

Essa aflição com o tema aumentou nos últimos meses devido aos altos casos de dengue no país, que já resultaram em 1.792 mortes confirmadas segundo dados do Ministério da Saúde. Em outro levantamento divulgado pelo Ipec, 42% da população avaliou o governo Lula como ruim ou péssimo e 29% considerou como bom ou ótimo. Apenas segurança pública e combate à inflação possuem avaliações tão negativas.


Saúde tem sido preocupação alarmante por brasileiros (foto: reprodução/Joao Paulo Burini/Getty Images Embed)


Além disso, Marcos Caliari, CEO da Ipsos, destaca que, pela segunda vez desde que Lula foi eleito, 53% da sociedade acredita que o país esteja na direção errada enquanto outros 47% enxergam que o país está no rumo certo.

Isso só havia acontecido em dezembro de 2023, quando o rumo errado atingiu 51% e depois voltou a cair

Marcos Caliari

Caliari ainda acrescentou que recuo de 4 pontos percentuais das pessoas que demonstra a situação negativa em que o governo atual se encontra na visão da população brasileira.

Preocupações

Desde o final de 2023, crimes e segurança foram umas das maiores angústias da população brasileira, sendo esta última mencionada por 44% em uma pesquisa recente. Como consequência, Brasil mudou de sexta para oitava posição no ranking de países que tentam combater a violência. O país foi superado por Argentina (45%) e Colômbia (41%).

Um terceiro tema que preocupa 37% dos brasileiros é a pobreza e desigualdade social. Essa preocupação é comumente manisfestada pela Indonésia, onde 48% afirma que esse assunto é um vião no país.

No entanto, 34% da população global acredita que a inflação seja a maior das angústias. Para os argentinos, americanos e brasileiros, essa também uma questão crucial. Apenas Hungria e Canadá desmonstraram preocupação maior com a saúde em relação ao Brasil, respectivamente, em 65% e 46%.

Todos os dados desse levantamento foram coletados pela pesquisa What Worries The World realizado em 25.302 pessoas de 29 países, no período entre 22 de março a 5 de abril. No Brasil, a pesquisa contou com mil pessoas entre 16 e 74 anos. O levantameno ainda afirma que a amostra corresponde a pessoa que estão concentradas nos centros urbanos, com maior poder aquisitivo e elevado nível educacional.

Deixe um comentário

Deixe um comentário