Arrascaeta ganha destaque da FIFA como protagonista

Após marcar um golaço na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Vitória, pela segunda rodada do Brasileirão, Giorgian De Arrascaeta voltou a chamar a atenção internacional. O meia uruguaio foi destaque no site oficial da Fifa, em uma publicação sobre a Copa do Mundo de Clubes de 2025. Destaque Rubro-Negro Na contagem […]

07 abr, 2025
Foto destaque: Arrascaeta com a camisa 10 (reprodução/Gilvan de Souza/CRF)
Foto destaque: Arrascaeta com a camisa 10 (reprodução/Gilvan de Souza/CRF)
arrascaeta

Após marcar um golaço na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Vitória, pela segunda rodada do Brasileirão, Giorgian De Arrascaeta voltou a chamar a atenção internacional. O meia uruguaio foi destaque no site oficial da Fifa, em uma publicação sobre a Copa do Mundo de Clubes de 2025.

Destaque Rubro-Negro

Na contagem regressiva para o início do torneio, a Fifa aproveitou para destacar uma marca impressionante do camisa 10 rubro-negro: restam 68 dias para a primeira partida da competição, mesmo número de assistências que Arrascaeta acumula no Campeonato Brasileiro desde a adoção do sistema de pontos corridos, em 2003. Com esse número, ele se coloca como o terceiro maior garçom da era moderna da competição.


Arrascaeta
Arrascaeta se tornou o segundo maior goleador estrangeiro do Flamengo (Foto: Reprodução/X/Flamengo)

O uruguaio está atrás apenas de dois brasileiros: Everton Ribeiro, que também fez história com a camisa do Flamengo, com 69 assistências, e Dudu, atualmente no Cruzeiro, com 71. A publicação da Fifa também exaltou o desempenho ofensivo do uruguaio, que vai muito além das assistências.

“Arrasca é mais que um armador”, diz o texto. “Desde sua chegada ao Flamengo, em 2019, ele marcou 76 gols e mantém uma média de mais de uma participação direta (entre gols e assistências) a cada dois jogos. Além disso, conquistou 15 títulos com o clube carioca.”

Garçom e artilheiro

No elenco atual do Flamengo, Arrascaeta é o terceiro maior artilheiro. Pedro lidera a lista com 137 gols, seguido por Bruno Henrique, com 101. O camisa 10 uruguaio vem logo atrás, com 76. Somando os gols e as assistências, ele já participou diretamente de 167 tentos em 302 jogos com a camisa rubro-negra — números que reforçam seu papel de protagonismo ao longo das últimas temporadas.

A Fifa também relembrou os golaços que renderam a Arrascaeta indicações ao Prêmio Puskás. Em 2018, ainda pelo Cruzeiro, o uruguaio marcou um belo gol de voleio contra o América-MG. Já em 2020, com a camisa do Flamengo, encantou o mundo ao balançar as redes com uma bicicleta plástica e precisa diante do Ceará, no Maracanã — um dos lances mais marcantes da história recente do clube.

O reconhecimento da Fifa reforça a importância de Arrascaeta como um dos grandes nomes do futebol sul-americano na atualidade.

Mais notícias