Cruzeiro contrata Leonardo Gaciba como assessor de arbitragem do clube

O Cruzeiro confirmou nesta terça-feira (26) a chegada de Leonardo Gaciba da Silva, ex-árbitro, para ocupar o cargo de assessor especial da presidência. Aos 54 anos, o gaúcho que comandou a Comissão de Arbitragem da CBF entre 2019 e 2021 terá a função de atuar tanto nos bastidores, em contato direto com elenco e comissão […]

26 ago, 2025
Foto destaque: Leonardo Gaciba e Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro (Reprodução/Instagram/@cruzeiro)
Foto destaque: Leonardo Gaciba e Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro (Reprodução/Instagram/@cruzeiro)
Leonardo Gaciba ao lado do vice-presidente do clube, Pedro Junio

O Cruzeiro confirmou nesta terça-feira (26) a chegada de Leonardo Gaciba da Silva, ex-árbitro, para ocupar o cargo de assessor especial da presidência. Aos 54 anos, o gaúcho que comandou a Comissão de Arbitragem da CBF entre 2019 e 2021 terá a função de atuar tanto nos bastidores, em contato direto com elenco e comissão técnica, quanto na representação institucional do clube junto a entidades do futebol, como a própria CBF.

Junto do vice-presidente do Cruzeiro, Pedro Junio, e do diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe, o recém-contratado visitou as instalações da Toca da Raposa 2. Em sua primeira fala, Gaciba demonstrou gratidão pela oportunidade oferecida pelo clube e destacou o desafio como um novo passo em sua trajetória profissional.

Desafios de Gaciba

Leonardo Gaciba explicou quais serão suas principais responsabilidades no Cruzeiro. Segundo ele, sua função vai abranger desde a transmissão de conhecimentos ligados às regras do jogo e ao funcionamento do VAR, até a análise dos diferentes perfis de arbitragem. Além disso, destacou que será o responsável por representar o clube em encontros com membros da arbitragem e em conselhos técnicos da CBF.


Anúncio de Leonardo Gaciba nas redes do Cruzeiro (reprodução/X/Cruzeiro)

Ele também ressaltou sua satisfação com o novo desafio, alegando que a oportunidade é significativa porque permitirá não apenas contribuir com a experiência acumulada no futebol, mas também ampliar seus aprendizados. O ex-árbitro lembrou que já atuou em diferentes frentes, como dentro de campo e na gestão da arbitragem, mas que ainda não havia exercido funções em um clube. Para ele, integrar a equipe celeste representa uma etapa inédita em sua carreira.

Outra atribuição de Gaciba será a parceria com a comissão técnica, oferecendo suporte na elaboração de estratégias e no repasse de orientações aos atletas sobre questões de arbitragem. Ele explicou que pretende colaborar na análise das partidas, especialmente no que envolve o aspecto disciplinar, como aplicação de cartões e comportamento em campo.

Histórico de arbitragem

Gaciba iniciou sua trajetória no apito em 1993 e a partir de 2005 integrou o quadro de árbitros da FIFA. Nesse mesmo período, foi eleito o melhor árbitro do país, honraria que voltou a receber consecutivamente em 2006, 2007 e 2008. 

Já em 2010, decidiu encerrar a carreira dentro de campo e passou a atuar como analista de arbitragem na televisão. Em 2019, foi nomeado presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, permanecendo no posto até 2021.

Mais notícias