Enquanto se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro, que começa no próximo fim de semana, o Fluminense recebe boas notícias vindas de seu departamento médico. O time poderá contar com o retorno de jogadores importantes às vésperas da estreia na competição nacional.
Ganso e Renato Augusto já treinam com a equipe após longo período de incertezas por motivos de saúde ou lesão.
Logo na estreia, o Fluminense vai encarar o Fortaleza no sábado (29), às 18h30, fora de casa no Ceará. O time, que também disputará o Mundial de Clubes em junho, espera iniciar bem o campeonato nacional para não sofrer com o calendário apertado em 2025.
Durante o Campeonato Carioca, o departamento médico do clube estava tratando de vários desfalques por lesão dos jogadores, incluindo a dupla de meias supracitados.
Ganso passou por susto com doença cardíaca em 2024
Em fevereiro deste ano, o meia Paulo Henrique Ganso, recebeu autorização da equipe médica do clube para retornar aos treinos após se recuperar de uma miocardite, espécie de inflamação nos músculos do coração.
O jogador estava afastado desde novembro de 2024, quando a doença teve seu diagnóstico após evolução de um forte quadro gripal. Na semana passada, o jogador passou por procedimentos e exames para garantir sua recuperação após o quadro.

Uma aposentadoria antecipada chegou a ser possibilidade na época. No entanto, o retorno de Ganso descarta essa hipótese depois do grande susto vívido pelo jogador e sua família. Com carreira longeva e títulos importantes por equipes como Santos e o próprio Fluminense, teve grande surpresa com o inédito diagnóstico.
Agora, deve seguir sendo acompanhado neste retorno de jogadores importantes para o time no ano. No entanto, a previsão é de que o jogador só esteja disponível a partir da segunda rodada do Brasileirão.
Renato Augusto sofreu com lesão e cirurgia
Outro nome entre os que tem retorno aos treinos confirmado é de Renato Augusto. O meia precisou ser submetido à cirurgia no ombro esquerdo para correção de luxação. Assim, jogador estava afastado da equipe desde o jogo contra a equipe do Madureira, pelo Campeonato Carioca.
Apesar de já poder treinar com a equipe, ainda não há previsão de quando ele poderá entrar em campo novamente, já que houve perda de ritmo de jogo.
Retorno de jogadores precede calendário movimentado
Finalista do Campeonato Carioca, o Fluminense deverá ter calendário movimentado. Além dos jogos iniciais e disputa de pontos importantes pelo Brasileirão, e da participação no primeiro Mundial de Clubes, o time também estará envolvido com a Copa Sulamericana.
Na próxima semana, logo após a estreia no Brasileirão, o time embarca para a Colômbia, onde enfrenta o Once Caldas pelo torneio continental, na terça dia (1).
Neste sentido, o esvaziamento de seu departamento médico e o fato de poder contar com o retorno de jogadores importantes será decisivo neste momento para o clube. Por conta da paralisação pelo Mundial de Clubes, o Campeonato Brasileiro se encerrará somente em 21 de dezembro.
Haja fôlego para as equipes envolvidas, que precisam contar com a força máxima de seus elencos em temporada atípica e que promete ser bastante desgastante.