McLaren anuncia entrada na classe dos hipercarros do WEC a partir de 2027

A McLaren anunciou oficialmente nesta quinta-feira (10) que vai ingressar na principal categoria do Mundial de Endurance (WEC) em 2027. A equipe competirá na classe dos hipercarros (Hypercar), que abriga os protótipos mais avançados do endurance mundial. O projeto marca o retorno da fabricante britânica às 24 Horas de Le Mans e reforça seu objetivo […]

10 abr, 2025
Foto destaque: McLaren 720S LMGT3 Evo durante os treinos para o Lone Star Le Mans no Circuito The Americas, em Austin, Texas, em agosto de 2024. (Reprodução/James Moy Photography/Getty Images Embed)
Foto destaque: McLaren 720S LMGT3 Evo durante os treinos para o Lone Star Le Mans no Circuito The Americas, em Austin, Texas, em agosto de 2024. (Reprodução/James Moy Photography/Getty Images Embed)
O McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports, carro número 59, acelerou forte nos treinos do Lone Star Le Mans em Austin, Texas em 2024

A McLaren anunciou oficialmente nesta quinta-feira (10) que vai ingressar na principal categoria do Mundial de Endurance (WEC) em 2027. A equipe competirá na classe dos hipercarros (Hypercar), que abriga os protótipos mais avançados do endurance mundial. O projeto marca o retorno da fabricante britânica às 24 Horas de Le Mans e reforça seu objetivo de conquistar a Tríplice Coroa do automobilismo — composta por vitórias no GP de Mônaco (F1), nas 500 Milhas de Indianápolis (Indy) e nas 24 Horas de Le Mans (WEC).

Parcerias Estratégicas e Desenvolvimento Técnico

Para viabilizar sua entrada na classe Hypercar, a McLaren está avaliando colaborações estratégicas. Embora detalhes específicos sobre parceiros técnicos e operacionais ainda não tenham sido divulgados, a empresa reconhece a importância de alianças sólidas para o sucesso no WEC. A United Autosports, por exemplo, já operou modelos da McLaren em competições anteriores, sugerindo uma possível continuidade nessa parceria.


Anuncio oficial da McLaren no WEC (Video: reprodução/Instagram/@mclaren)


Em busca da Tríplice Coroa no Endurance

A McLaren possui um histórico relevante nas corridas de longa duração. A vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1995, logo na primeira tentativa com o modelo F1 GTR, marcou época no automobilismo. A equipe ainda disputou a prova em 1997 e 1998, mas desde então esteve afastada da principal classe. Em 2024, retornou ao Mundial de Endurance na categoria LMGT3 com o modelo 720S GT3 Evo, operado pela United Autosports.

Agora, com o anúncio da entrada na classe dos hipercarros a partir de 2027, o objetivo é ainda mais ambicioso: conquistar a Tríplice Coroa do automobilismo — composta por vitórias em Le Mans, nas 500 Milhas de Indianápolis e no GP de Mônaco da Fórmula 1 — com presença simultânea nas três categorias. A meta reflete não só um desafio esportivo , mas também o desejo da marca de reafirmar sua tradição e excelência nas pistas.




Mais notícias