A National Basketball Association (NBA) – liga norte-americana de basquete – pode ganhar uma filial fora dos Estados Unidos. Isto porque os dirigentes vêm estudando a possibilidade de criar uma liga semelhante à que há na Terra do Tio Sam, só que na Europa.
O objetivo desta ação é expandir ainda mais a marca da NBA mundo afora. Atualmente, o campeonato conta com jogadores de diversos lugares e países, inclusive jogadores brasileiros. A NBA atrai muitos palpites em plataformas como a Bet365 Brasil. Apostas são atividades com riscos de perdas financeiras. Sendo assim, saiba quando apostar e quando parar com os palpites.
Como seria o plano de expansão da NBA na Europa?
A ideia de ter uma liga afiliada à NBA em continente europeu vem sendo negociada não só com a liga americana, mas também com a Federação Internacional de Basquete (FIBA).
No meio do ano passado, o Sports Business Journal — veículo de Charlotte, na Carolina do Norte, Estados Unidos — A expansão poderia acontecer de duas maneiras. A primeira seria a criação de uma liga que seria administrada diretamente pela NBA. Já a segunda possibilidade seria a criação de um torneio anual.
Cidades como Paris, na França; Madri, na Espanha; Berlim, na Alemanha e Londres, na Inglaterra, têm grande potencial para receberem times caso seja criada uma nova competição. Ou então, se houver um torneio anual, as capitais podem ser sedes divisionais para receberem as franquias norte-americanas e do Canadá.
Com exceção dos alemães, os ingleses, franceses e espanhóis já têm visto equipes da NBA realizarem jogos em seus países.
NBA Paris Games 2025
A capital francesa, Paris, conhecida mundialmente pelo apelido de Cidade Luz, recebeu neste ano um grande evento de basquete. Trata-se do NBA Paris Games. Dois jogos da temporada regular 2024/2025 da NBA foram disputados lá entre San Antonio Spurs e Indiana Pacers.
A bola laranja entrou em ação nos dias 23 e 25 de janeiro. No primeiro duelo, os Spurs atropelaram e venceram bem, pelo placar de 140 a 110. Em seguida, no novo encontro, os Pacers levaram a melhor e venceram por 136 a 98. As duas partidas foram realizadas na Accor Arena.
A NBA Paris Games faz parte de uma importante estratégia para expandir a liga norte-americana de basquete.
Jogos memoráveis no Velho Continente
Não é de hoje que a NBA leva alguns de seus jogos para fora do território americano. Ao longo dos anos algumas atuações individuais de atletas ficaram marcadas. Foram 31 jogos feitos na Europa, sendo 17 amistosos de pré-temporada e 14 valendo, pela temporada regular.
Em 2011, no dia 5 de março, na O2 Arena, em Londres, o ala-armador DeMar DeRozan defendia o Toronto Raptors, do Canadá. Em sua segunda temporada na liga, ele anotou 30 pontos recuperou cinco rebotes e deu cinco assistências para os companheiros de equipe. Apesar da atuação de gala deste atleta, que no futuro viria a ser escolhido para o All-Star Game, os Raptors perderam pelo placar de 137 a 136 para o New Jersey Nets.
Mais recentemente, no dia 11 de janeiro de 2024, o ala-armador Donovan Mitchell ajudou a sua equipe, o Cleveland Cavaliers, a derrotar o Brooklyn Nets por 112 a 101. Mitchell acabou com ao jogo, pois fez 45 pontos, conseguiu 12 rebotes e deu seis assistências. Este duelo foi em Paris, na Accor Arena.
Ao que parece, tudo indica que, no futuro, realmente, jogos importantes e relevantes serão realizados com mais frequência em outros lugares do mundo.