Santos contrata Cleber Xavier visando Neymar e Tite; entenda
Nesta segunda-feira (28), o Santos oficializou a contratação de Cleber Xavier, ex-auxiliar de Tite na Seleção Brasileira, como novo técnico, e de Matheus Bachi, filho do ex-treinador da Canarinho, como seu assistente. César Sampaio, que estava no comando interino após a saída de Pedro Caixinha, permanecerá na comissão técnica fixa do clube. O Peixe fechou […]
Nesta segunda-feira (28), o Santos oficializou a contratação de Cleber Xavier, ex-auxiliar de Tite na Seleção Brasileira, como novo técnico, e de Matheus Bachi, filho do ex-treinador da Canarinho, como seu assistente. César Sampaio, que estava no comando interino após a saída de Pedro Caixinha, permanecerá na comissão técnica fixa do clube.
O Peixe fechou com Cleber e parte da equipe que trabalhou com o icônico Adenor (Tite), campeão mundial pelo Corinthians, em um contrato válido até o fim de 2024. O novo treinador já chegou ao CT Rei Pelé nesta terça (29) e começa os trabalhos visando o próximo desafio, contra o CRB, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Cleber Xavier e Fábio Mahseredjian chegam juntos no CT Rei Pelé (Vídeo: reprodução/Instagram/@deolhonopeixeoficial)
Relação com Neymar e possível influência no elenco
Além de Cleber e Matheus, outro nome de destaque na nova comissão é o preparador físico Fábio Mahseredjian, que também atuou com Neymar na Seleção. Essa familiaridade pode ter sido um fator decisivo na escolha da equipe, já que o grupo conhece o estilo físico, tático e técnico do camisa 10 santista. No entanto, a torcida pode estranhar o clima no vestiário, uma vez que o novo técnico já teria criticado o condicionamento físico de Neymar no passado.

Neymar sendo observado por Matheus Bachi durante treino da seleção brasileira (Foto: reprodução/Lucas Figueiredo/CBF)
Objetivo vai além dos resultados imediatos
A aposta do Santos não é apenas para reverter a má fase atual, mas também para potencializar o futebol de Neymar, pensando em uma possível renovação de contrato até 2026. A ideia é que o craque, em sua provável última passagem pelo clube antes de uma Copa do Mundo, possa alavancar ainda mais a marca alvinegra.
Tite no horizonte
Segundo apuração da ESPN, uma das estratégias do Peixe com essas contratações seria pavimentar o caminho para trazer Tite no futuro, após o técnico se recuperar de suas questões pessoais. Antes de se afastar, ele havia sido sondado pelo Santos, mas não avançou nas negociações. Cleber Xavier, que deixou a comissão de Tite em 2023 justamente para assumir um cargo como treinador principal, agora assume o desafio de comandar o time da Vila Belmiro.
Matéria por Luiz Antônio Rodrigues (Lorena R7)
