Sonhando com a Tríplice Coroa, Barcelona enfrenta a Inter de Milão pelo jogo de volta da Champions
O Barcelona enfrenta hoje (06) a Inter de Milão às 16h, no Giuseppe Meazza, em confronto válido pela volta da semifinal da Liga dos Campeões. Após um jogaço na semana passada que terminou em 3 a 3, a equipe do treinador Hansi Flick se prepara para o maior desafio da temporada, que pode levar o […]
O Barcelona enfrenta hoje (06) a Inter de Milão às 16h, no Giuseppe Meazza, em confronto válido pela volta da semifinal da Liga dos Campeões. Após um jogaço na semana passada que terminou em 3 a 3, a equipe do treinador Hansi Flick se prepara para o maior desafio da temporada, que pode levar o time para a final da competição.
Sonhando com a tríplice coroa, ou “triplete” como dizem na Espanha, o Barcelona já venceu a Copa do Rei em cima do Real Madrid e está liderando o Campeonato Espanhol há 4 rodadas do fim, mas o principal desafio com toda certeza é a Liga dos Campeões.
Histórico de tripletes
Ao longo de sua história, o Barcelona conquistou a tríplice coroa em duas ocasiões. A primeira foi na temporada 2008-09, coincidentemente no primeiro ano de Pep Guardiola como treinador, que havia sido promovido do Barcelona B.
O ano foi tão fantástico que o clube catalão venceu não apenas o triplete, mas o sexteto, ganhando todos os títulos possíveis na temporada (La Liga, Copa do Rei, Liga dos Campeões, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes da FIFA), além de ter aplicado goleadas memoráveis, como o 6 a 2 contra o Real Madrid dentro do Santiago Bernabéu.

Seis anos depois, em 2014-15, o clube repetiu o feito com o ataque poderoso formado por Messi, Suárez e Neymar, comandado por Luis Enrique. O “trio MSN” foi o último a vencer a Champions pelo Barcelona.
Se conquistar novamente a Tríplice Coroa, o Barcelona se tornará o clube com mais títulos desse tipo no futebol europeu. No momento, os catalães dividem esse recorde com o Bayern de Munique, que levantou os três principais troféus na temporada 2012-13 e depois em 2019-20. Com os alemães já eliminados do torneio, justamente pela Inter de Milão, os espanhóis têm a chance de assumir a liderança isolada neste feito histórico.
Reta final da temporada
A caminhada rumo à Tríplice Coroa já começou com a vitória sobre o Real Madrid na final da Copa do Rei. Se passar pela equipe italiana, o Barcelona ainda terá alguns desafios decisivos pela frente. O primeiro é mais um clássico contra o próprio Real Madrid, desta vez pelo Campeonato Espanhol; uma vitória nesse duelo deixaria o time dependendo apenas de si, tendo pela frente o Dérbi da Catalunha contra o Espanyol, o Villarreal e Athletic Bilbao no restante da La Liga.
Por fim, restaria a final da Liga dos Campeões para encerrar a temporada em grande estilo.
Confronto contra a Inter
Sem dúvidas o jogo contra a Inter de Milão é o confronto mais importante do Barcelona desde a temporada 2018-19, a última vez que a equipe chegou na semifinal da Champions.
Porém, as lesões podem ser totalmente determinantes para a eliminação do Barça. Alejandro Baldé não conseguiu se recuperar como estava nos planos e Jules Koundé se machucou na semana passada no primeiro jogo; sem os dois laterais a missão fica complicada, pois Flick terá que improvisar Eric García na lateral-direita e provavelmente Iñigo Martínez na esquerda, trocas que modificam bastante o comportamento da equipe, principalmente ofensivamente.
A boa notícia é a volta de Robert Lewandowski ao banco de reservas, o atacante polonês começará no banco, mas deve entrar no lugar de Ferrán Torres na segunda etapa.
