Vasco tem uma das piores campanhas e fraco desempenho como mandante no Brasileirão

O Vasco e seus torcedores costumam ganhar confiança quando uma partida é disputada dentro de casa. O que não é o caso esse ano, principalmente no Campeonato Brasileiro. Em São Januário, a última vitória conquistada pela equipe de Fernando Diniz foi em maio, contra o Fortaleza. Situação preocupante A última vitória no campo do Vasco […]

05 set, 2025
Foto destaque: Fernando Diniz no comando do Vasco (Reprodução/Matheus Lima/Vasco)
Foto destaque: Fernando Diniz no comando do Vasco (Reprodução/Matheus Lima/Vasco)
Fernando Diniz no comando do Vasco

O Vasco e seus torcedores costumam ganhar confiança quando uma partida é disputada dentro de casa. O que não é o caso esse ano, principalmente no Campeonato Brasileiro. Em São Januário, a última vitória conquistada pela equipe de Fernando Diniz foi em maio, contra o Fortaleza.

Situação preocupante

A última vitória no campo do Vasco foi por 3 a 0, contra o Fortaleza, sendo a única de Diniz dentro do campo do time. Desde então, o desempenho da equipe caiu e eles não conseguiram repetir o feito.

Como mandante, o Vasco conquistou apenas 12 pontos, em uma disputa por 30, já que mandou dez jogos, sendo eles sete em São Januário, dois no Mané Garrincha e um no Maracanã. O baixo rendimento faz cair as expectativas dos torcedores, até mesmo quando estão dentro de casa.

Para melhorar o desempenho, o Vasco deu atenção às possibilidades de defensores na última janela de transferências. Robert Renan, do Zenit (RUS) e Carlos Cuesta do Galatasaray (TUR) chegaram por empréstimo para reforçar a zaga da equipe cruz-maltina, que busca se reerguer na tabela do Brasileirão.


Vasco tem uma das piores campanhas e fraco desempenho como mandante no Brasileirão
Jogo do Vasco contra o Corinthians pela Copa do Brasil (Foto: Reprodução/Matheus Lima/Vasco)

A história se repetindo

A campanha atual já é considerada a segunda pior do Vasco, na era dos pontos corridos do Brasileirão, ficando atrás de 2015, ano em que o Vasco foi rebaixado. Por outro lado, em 2008, 2013 e 2020, o Vasco somou mais pontos após a 20ª rodada, mesmo sendo rebaixado para a segunda divisão.

Comparando com a temporada passada, a queda se torna ainda mais preocupante, já que em 2023, o Vasco teve aproveitamento de 61,4%, apenas como mandante.

Agora, com a pausa para a Data Fifa, Diniz tenta recuperar o rendimento e tentar subir na tabela. O Vasco ocupa a 15ª posição, com 22 pontos, empatados com o Santos e Vitória, que também estão liderando o Z4.

O Vasco volta em campo, mas pela Copa do Brasil em clássico contra o Botafogo. A partida será na próxima quinta-feira (11), às 21h30, no Nilton Santos. Já pelo Brasileirão, o Vasco retorna a São Januário no domingo (14), às 20h30, onde irá enfrentar o Ceará.

Mais notícias