Vinicius Júnior é novamente alvo de cantos racistas na Espanha

Mais uma vez, Vinicius Junior foi alvo de ofensas. Grupo de racistas na Espanha infiltrados entre torcedores do Atlético de Madri entoaram dizeres repugnáveis e inaceitáveis contra o jogador eleito “Melhor do Mundo”, na temporada passada. Em resumo, as cenas lamentáveis aconteceram desta vez antes da partida contra o Real Madrid, pelas oitavas de final […]

12 mar, 2025
Foto destaque: Vini Junior em campo pelo Real Madrid (Reprodução/Instagram/@vinijr)
Foto destaque: Vini Junior em campo pelo Real Madrid (Reprodução/Instagram/@vinijr)
Vinicius Júnior é novamente alvo de cantos racistas na Espanha, antes de jogo pela Champions League

Mais uma vez, Vinicius Junior foi alvo de ofensas. Grupo de racistas na Espanha infiltrados entre torcedores do Atlético de Madri entoaram dizeres repugnáveis e inaceitáveis contra o jogador eleito “Melhor do Mundo”, na temporada passada. Em resumo, as cenas lamentáveis aconteceram desta vez antes da partida contra o Real Madrid, pelas oitavas de final da Champions League, na tarde desta quarta-feira (12).

Essa não é a primeira vez que isso acontece. Em outra ocasião, em 26 de fevereiro deste ano, um racista fez um gesto ofensivo no duelo do time merengue contra o Real Sociedad. Já havia acontecido também, quando racistas do Atlético de Madri penduraram um boneco com a camisa do jogador em uma ponte na capital espanhola.


Racistas vestidos de torcedores na Espanha entoam cantos desumanizadores contra Vini Jr (Vídeo: reprodução X/@curubitotv)

“Algoz dos racistas” na Espanha

As lamentáveis cenas contra o brilhante atacante se repetiram tantas vezes, que fez com que ele já se manifestasse por diversas vezes, cobrando para que as coisas mudem por lá. Em junho de 2024, como exemplo, a Justiça Espanhola condenou três agressores racistas de Vini Jr. pela primeira vez. Finalmente, a sentença histórica saiu depois do caso mais emblemático, quando na cidade de Valência, torcedores imitaram sons de macacos. Na época, o jogador deu declarações fortes se colocando como “algoz dos racistas,” reafirmando sua postura combativa na causa.

Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar”

Vini Jr.


Vini Jr é o algoz dos racistas na Espanha (Foto: reprodução X/@vinijr)

Recorrência na Espanha

A situação que, infelizmente, se repete naquele país já foi alvo recente de declarações do Governo Brasileiro em tom de cobrança. Assim, em março do ano passado, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil cobrou publicamente a UEFA (organizadora do futebol europeu) pelas ofensas que Vini Jr sofreu. Na época, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou solidariedade ao jogador.


Lula subiu o tom contra manifestações de barbárie racista (Foto: reprodução X/@LulaOficial)

Diante das inúmeras recorrências da situação, cada vez mais, aliados dão vazão ao coro dos que pedem punições severas a quem comete o crime de racismo. Cabe ressaltar que o futebol não pode mais aceitar conviver com episódios de desumanização, não só contra Vini Jr., mas sim contra qualquer manifestação odienta. Que as federações, como a La Liga (organizadora do futebol espanhol), aumentem as punições aos responsáveis. Entretanto, não cabe no ambiente esportivo, manifestações tão repugnantes como as que vem acontecendo.

Mais notícias