Nas últimas semanas, o técnico e ex-jogador da seleção espanhola, Xabi Alonso, foi anunciado como novo treinador do Real Madrid após a saída de Carlo Ancelotti rumo a seleção Brasileira. O treinador retorna ao Real Madrid, desta vez para comandar a equipe merengue. Vale lembrar que Xabi Alonso defendeu as cores do clube entre os anos de 2009 à 2014.
No entanto, existe uma marca que ‘assombra’ treinadores espanhóis que comandam os merengues. Dos últimos treinadores nascidos em território espanhol que comandaram o clube, apenas Vicente Del Bosque teve um trabalho relevante. O treinador campeão do mundo com a Espanha em 2010 comandou os galácticos em 2003, conquistando 6 títulos pela equipe, entre eles estão 2 Champions League, 2 Ligas Espanholas, 1 Supercopa da Espanha, 1 Supercopa da Europa e 1 Copa Intercontinental de clubes. De lá pra cá, foram 6 treinadores espanhóis, e nenhum deles chegou a ter um grande trabalho.
A ‘maldição’ dos espanhóis
Após a saída de Del Bosque, José Antonio Camacho foi o nome escolhido para substituir o espanhol no ano de 2004, mas seu trabalho durou pouco mais de 117 dias à frente dos galácticos. Mariano García Remón chegou após a saída de Camacho, e durou menos tempo que o compatriota: apenas 101 dias. Na temporada 2005/2006, o técnico interino Juan Ramón López Caro ficou a frente do cargo de treinador, e após encerrar sua passagem pelo Madrid, soltou uma frase emblemática: “No Real Madrid, o segundo lugar é um fracasso”.
Juande Ramos foi treinador do Madrid até o final da temporada 2008/2009, mas sua passagem ficou marcada por uma goleada histórica sofrida para o maior rival Barcelona pelo placar de 6×2. Em 2015, a chegada de um nome renomado agitou os bastidores. Rafa Benítez chega ao Madrid após passagem pelo Napoli. O treinador não chegou a completar 1 ano no cargo e acabou demitido.
O último espanhol a comandar o Real Madrid antes da chegada de Xabi Alonso foi Julen Lopetegui. O treinador foi escolhido para substituir ninguém menos que Zinedine Zidane, técnico tricampeão consecutivo da Uefa Champions League pelos merengues. O início do trabalho de Lopetegui até chegou a empolgar a torcida, mas o treinador não resistiu a uma sequência ruim de resultados, e uma goleada sofrida para o Barcelona pelo placar de 5×1 resultou na demissão do treinador.
Vicente Del Bosque, último treinador espanhol vitorioso pelo Real Madrid. (Foto: Reprodução/Mark Leech/Getty Images Embed)
Como chega Xabi Alonso
Xabi Alonso apesar de novo como treinador, já se mostrou capaz de superar desafios e adversidades. Na temporada 2023/2024, o treinador conquistou o Campeonato Alemão com o Bayer Leverkusen de maneira invicta. Além do campeonato nacional, a equipe comandada pelo ex-jogador faturou também a Copa da Alemanha e ficou a 1 jogo de conquistar a tríplice coroa, mas acabou perdendo a decisão da Europa League para a Atalanta. A partida em questão foi a única derrota que o clube alemão sofreu em toda a temporada.
Na última temporada, o clube não teve o mesmo sucesso que na temporada em que chegaram próximos da tríplice coroa. A equipe ficou com o vice-campeonato alemão, 13 pontos atrás do campeão, Bayern. Xabi Alonso chega com um vínculo de 3 anos, válido até junho de 2028.