Mesmo anos após a morte de seu grande idealizador e fundador Steve Jobs, a Apple continua com seu espírito inovador no DNA e promete uma nova tecnologia que possibilitará que o usuário do iPhone possa controlar todas as funções internas do carro como posicionamento de bancos, sistema de climatização e até verificar o velocímetro, de acordo com pessoas ligadas ao projeto. Chamada internamente de IronHeart, a iniciativa espera contar com a cooperação das montadoras, por estar ainda em fase inicial de desenvolvimento.
A IronHeart representará uma evolução do CarPlay. O sistema do iPhone permitiria o acesso dos controles do carro além das já oferecidos pela ferramenta que foi desenvolvida há mais de sete anos, permitindo que o usuário possa verificar direções e alternativas para o trânsito, fazer ligações telefônicas e ouvir música, num simples comando de voz dentro do carro, ferramenta que hoje a maioria das principais montadoras oferecem em seus veículos.
Novo iPhone 13 (Foto: Divulgação/Apple)
Esse desenvolvimento vem demonstrando que o setor automotivo será o novo foco para a gigante da tecnologia, mesmo sem atuar na fabricação e venda de veículos. Com esse completo acesso a instrumentos e controles internos de todo o carro, a empresa visa assim uma maior segurança e comodidade para o usuário, assim como esse desenvolvimento permite que seus dados possam ser usados por outras empresas de tecnologia para adicionar novos recursos às funções existentes ou na criação de novos aplicativos.
https://inmagazine.com.br/post/7-previsoes-para-o-mercado-robotico-em-2030
A expectativa é que haja um confronto de idéias e opiniões sobre essa nova tecnologia, em razão das montadoras se apresentarem relutantes em ceder esse tipo de controle aos principais recursos do carro para a Apple, mesmo a empresa demonstrando ser essa a grande aposta na tecnologia automotiva, desde o lançamento do CarPlay em 2014.
Baseado em experiências anteriores, onde as inovações da empresa têm tido uma relutância em termos de aceitação por parte das montadoras, esse novo projeto pode demorar um pouco mais do que o esperado para ter seu completo desenvolvimento.
(Imagem da capa: Prédio da Apple/Divugação: Apple)