Apple identifica vulnerabilidade em seu sistema, que afetas seus dispositivos, os deixando em total controle de hackers, e alerta para que usuários faça uma atualização de urgência do iOS 15.6.1 e iPadOS 15.6.1, o quanto antes.
os principais sistemas atingidos foram o Karnel, que é basicamente o núcleo de um computador. com acesso ao nucleo, hackers podem execultar código maliciosos e tomar o cotrole dos dispositivos. Outro sistema que estava com a segurança fragilizada era O WebKit, utilizado na navegação do Safari – navegador padrão da Apple.
Os dispositivos afetados foram iPhone 6s e todos os seus antecessores, iPad até a 5ª geração, iPad mini 4 e suas versões anteriores, o iPad touch 7ª geração e todos os computadores Mac usando o macOS Monterey.
Foto de Daniel Romero no Unsplash
O processo de atualização para iPhone e iPod é bastante simples, basta ir em Configurações > Geral > Atualização de Software > Baixar e instalar, e aguardar a atualização ser concluída para fechar a falha do sistema. Nos Mabooks, o processo não é muito diferente, siga os passos: Preferências do Sistema > Atualização de Software > Atualizar agora, e pronto.
Sobre como a vulnerabilidade foi descoberta a empresa não deu muitos detalhes, e creditou a descoberta das falhas a pesquisadores anônimos, apesar de não existir relatos de que usuários tenham sidos lesionados, na nota de lançamento da atualização Apple disse “está ciente de um relato de que esse problema pode ter sido explorado ativamente.” Isso significa que hackers podem ter efetivamente invadido seu sistema, e que a atualização não é somente por precaução.
Apesar das falhas recentes o sistema iOS é reconhecido por sua segurança, e privacidade para seus usuários, e atualizações do software por longos anos, em média de 5 anos, coisa que não acontece em todos os dispositivos que usam Android.
Foto de Laurenz Heymann no Unsplash