Muitas ideias surgem para dar um toque de modernidade em nossa casa mas algumas pessoas ainda tem dúvidas de como fazer.
Algumas pessoas tem um sonho de transformar seu lar num smart home porem é preciso ter cautela e primeiro buscar orientação de um profissional para esclarecer todas as dúvidas que puderem surgir.
Para ajudar a esclarecer listamos alguns tópicos a seguir:
1) Em que tipo de projeto você quer investir?
2) Por que quer investir nesse projeto?
3) Quanto você dispõe para investir?
A orientação de alguns especialistas é procurar pesquisar, pois assim você pode seguir na direção certa fazendo uma boa escolha focando na sua realidade e necessidades.
Outro aspecto importante que não pode se deixado de lado são os dispositivos que vão automotizar sua casa, qual a funcionalidade deles, melhores marcas no mercado assim escolher aquele que mais vai atender melhor suas necessidades.
Automação residencial tranformou a realidade de muitas famílias (Foto: Reprodução/energilux)
Exemplos:
Iluminação
Há alguns projetos de automação residencial para iluminação que podem funcionar por aplicativos ou comandos de voz, permitindo sua execução de qualquer lugar.
Através desse procedimento é possível criar uma rotina de funcionamento como definição de horários para acendimento e desligamento das luzes.
Liberação de acessos à distância
Um recurso ainda inédito em algumas residências já existe hoje é liberar a entrada de visitas à distância sem precisar ir até a porta.
Outra solução muito procurada em casas inteligentes o vídeo porteiro smart, funciona como um interfone com câmera podendo ser acessado por aplicativo de qualquer lugar, um recurso que permite não apenas assistir às imagens como a comunicação com eles em tempo real.
Gestão de segurança a distância
As câmeras smarts estão entre os recursos mais utilizados nessas residências que também agem como detectores de gás e fumaça e sirene smart.
Uma vantagem do sensor de abertura smart que além de poder acionar outros dispositivos inteligentes você recebe uma notificação por celular se esquecer alguma coisa ou sofrer uma invasão por exemplo.
O mercado oferece diversos tipos de automação residencial que podem ser operadas com dispositivos inteligentes mas antes de adquirir é preciso saber qual finalidade do recurso para fazer uma boa escolha.
Foto destaque: Usuário controlando cômodos de sua residência pelo aplicativo (Reprodução/gettyimagens)