O lançamento no Apple Vision Pro, na última semana, fez com que viesse a tona diversas discussões sobre a realidade virtual. Porém, não é um tema novo, mas se fez presentes nos últimos dias, e não só por conta da novidade da dona do Iphone, mas também pelo alto valor que ele irá custar, no Brasil a estimativa é que chegue a custar mais de R$17 mil no Brasil.
Mesmo com os desafios por conta dos custos, o país é um dos tem melhor receptividade a esse tipo de tecnologia como comprova o levantamento da Ipsos. Este estudo mostra que sobre a recepção de dispositivos VR e AR, a china lidera com entusiasmo, cerca de 78% dos participantes da pesquisa se mostram muito animados com a tecnologia, abaixo esta a índia, com um percentual de 75% dos participantes, e logo abaixo se encontra o Brasil com 60%. A surpresa nesse rank com 10 nações, é o Japão que esta em decima localização com 22% das pessoas entusiasmadas.
Mercado Competitivo.
No mercado existe uma grande competitividade destes dispositivos, como o Meta Quest Pro que é o mais avançado headset de realidade virtual da Meta. Possuindo sensores de alta resolução para grande experiencias de realidade mista, com suas telas em LCD nítidas para que se tenha uma boa qualidade e ele pode identificar os movimentos oculares e faciais para ajudar com que os avatares reflitam ainda mais o natural das pessoas na realidade virtual, custando US$ 1499,99. Ele começou a ser vendido em 25 de outubro de 2022.
Meta Quest Pro Reprodução/CNET
Games
Alguns games já utilizam também desta tecnologia há alguns anos, onde no Playstation 5 temos essa tecnologia bem vasta e melhorada desde o Playstation 4, com o lançamento do PS VR 2 em 2023, pode-se ver uma grande evolução onde os jogadores sentem estar dentro dos universos dos jogos, como corridas, tocando baterias, dento de mundos tecnológicos. Mesmo com poucos lançamentos, é um artefato que veio e promete ficar custando a partir de R$4549,99.
PS VR2 Reprodução/ PS Blog
Quando Iniciou?
Vale fazer uma breve menção ao início da tecnologia VR na década de 30, quando foi inventado o Link Trainer, pelo Edwar Link, o primeiro exemplo foi um simulador de voo comercial. E de alguns anos para cá vem evoluindo muito mais a cada dia, hoje as pessoas jogam, interagem e até trabalham com a realidade virtual.
Foto Destaque: Relidade Virtual Reprodução Exame