BYD ultrapassa Tesla como fabricante de elétricos no fim de 2023

Pedro Carvalho Por Pedro Carvalho
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No último trimestre do ano passado, a companhia vendeu 525.409 veículos elétricos à bateria (VEBs), o melhor número registrado deles. No mesmo período, a montadora americana entregou 484.507 carros, também superando suas antigas marcas.

Ao longo do ano, a corporação de Elon Musk ainda foi melhor, negociando 1,8 milhão de exemplares, enquanto a fabricante sediada na cidade chinesa de Shenzhen, chegou aos 1,57 milhão de automóveis vendidos. 

Para o BYD, isso significa um aumento de 72% em relação aos 12 meses anteriores e uma maior competitividade nesse mercado, diminuindo a margem com o principal player do setor, a Tesla. A diferença entre os modelos entregues tinha ficado em 400.000 unidades em 2022. Já em 2023, caiu para 230.000.

Indústria de veículos cresce na China

O país está progredindo rapidamente para essa transição tecnológica, muito por conta do apoio governamental. Pequim, por exemplo, estabeleceu uma meta. Pelo menos 20% dos carros novos vendidos anualmente até 2025 devem ter energias sustentáveis em sua composição. Estão incluídos os BEV, híbridos plug-in e aqueles com células de combustível de hidrogênio. Até 2035, a ideia é que os NEVs sejam o grande destaque nas vendas de automóveis. O primeiro objetivo já foi alcançado em 2022, e o segundo também poderá ser batido bem antes da data limite. De acordo com Miao Wei, ex-ministro de Indústria e Tecnologia da Informação da China, no mais tardar, isso acontecerá em 2025 ou 2026.


BYD Dolphin foi o carro elétrico mais vendido no Brasil em setembro de 2023 (Foto: reprodução/AutoEsporte)


Preços mais acessíveis

Os chineses também estão apostando em outros fatores para liderar esse setor: sua escala de mercado, a mão de obra barata e o domínio da cadeia de abastecimento, fora o pioneirismo. Essas “vantagens” facilitam uma expansão nacional e internacional e o barateamento de seus produtos. Segundo o banco de investimentos UBS, a BYD e outros líderes conterrâneos estão preparados para dominar essa indústria pela aliança entre alta tecnologia e baixo custo para as massas, o que aceleraria a adoção global de veículos elétricos. A Europa será o alvo principal, em um primeiro momento, de acordo com o Wall Street Journal

 

Foto Destaque: BYD está se expandindo no Brasil, Hungria e Tailândia (Reprodução/Terra)

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