Céu de Outubro terá mais um Eclipse, saiba detalhes

Carlos Enriki Por Carlos Enriki
3 min de leitura

Após um eclipse solar que pôde ser visto em todo o território brasileiro, o mês de outubro se apresentará com mais um evento astronômico: um eclipse lunar parcial, que ocorrerá no próximo dia 28.

Visibilidade Global do Eclipse Lunar Parcial

De acordo com informações divulgadas pelo portal Time and Date, esse evento será visível, pelo menos em parte, em regiões da Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica. No Brasil, a maior parte do eclipse será observada apenas durante a fase penumbral. Isso significa que as alterações na cor da Lua serão minimamente perceptíveis a olho nu. Em algumas áreas do Nordeste do país, o fenômeno poderá ser observado de forma parcial.

Fases do Eclipse Lunar

Conforme explicação da astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, quando a Lua entra na penumbra, ocorre o eclipse penumbral, e quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. Quando a Lua está completamente imersa na umbra, ocorre o eclipse lunar total. Todos os eclipses totais passam pelas fases penumbral e parcial, antes e depois da fase total.

A umbra e a penumbra representam duas partes da sombra da Terra. A umbra é a região que fica completamente no escuro, sem qualquer iluminação solar. A penumbra, por sua vez, é caracterizada por ser iluminada por uma fração dos raios solares, conforme informações do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina.


 Eclipse Lunar (Imagem/Reprodução/Toda Materia)


O eclipse lunar parcial ocorre quando a Lua está na fase de Lua Cheia, com a Terra posicionada entre a Lua e o Sol. Nesse caso, os três corpos celestes não se encontram perfeitamente alinhados em linha reta.

Mesmo que o eclipse lunar parcial dependa da fase de Lua Cheia para acontecer, nem todas as Luas Cheias resultam em eclipses devido à inclinação da órbita da Lua em torno da Terra.

Etapas do Eclipse Lunar Parcial

De acordo com informações do Time and Date, o fenômeno segue as seguintes etapas:

  1. Início do eclipse penumbral
  2. Início do eclipse parcial
  3. Eclipse atinge seu ponto máximo
  4. Fim do eclipse parcial
  5. Fim do eclipse penumbral

O eclipse lunar parcial atinge seu estágio máximo quando a umbra da Terra cobre a maior parte da superfície da Lua. No caso do evento previsto para o dia 28, cerca de 6% da superfície lunar será coberta pela umbra, o fenômeno terá uma duração total de 4 horas e 25 minutos.

 

Foto destaque: Eclipse Lunar. Reprodução/Noticia Paraíba

Deixe um comentário

Deixe um comentário