China revela detalhes de próxima missão lunar

Karina Cassimiro Por Karina Cassimiro
2 min de leitura

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) revelou detalhes sobre a próxima missão lunar  programada para o ano que vem. Segundo o programa espacial, a missão denominada de Chang’e-6 está seguindo o planejado, também foi informado que o satélite retransmissor irá acompanhar a expedição para ser fixado no primeiro semestre de 2024. O objetivo dessa missão é trazer para Terra as primeiras amostras que foram coletadas em áreas diferentes da lua para completar os estudos científicos, além de instalar uma estação espacial orbital.


Imagem da lua. (Foto: Reprodução/Freepik/wirestock)


A missão Chang’e-8

Na segunda-feira (2), durante o Congresso Astronáutico Internacional, sediado em Baku, no Azerbaijão, as autoridades chinesas aproveitaram o momento para pedir maior colaboração de outros países para a expedição lunar não tripulada. Na mesma semana, a Administração Espacial Nacional da China anunciou que a missão Chang’e-8 foi adiantada para 2028 e será lançado com o foguete Long March 8, no espaçoporto de Wenchang.

De acordo com documento divulgado pela CNSA, a China poderia trabalhar com outros países nas etapas de lançamento de naves espaciais e na operação em órbita, fazendo com que possam interagir e explorar juntos a superfície da lua. A espaçonave também poderia permitir que seus parceiros conduzissem as pesquisas lunares.

Outras missões da Administração Espacial Nacional da China

Outra missão que também está próxima é a Chang’e-7 prevista para acontecer em 2026. Essa missão tem o objetivo de construir uma estação de pesquisa internacional no pólo sul lunar até 2040, mas os esforços das missões são bem claros em fazer com que Pequim se torne uma grande potência espacial. Segundo o CNSA, alguns países, como: Rússia, Venezuela e África do Sul entraram em colaboração com a China para construção de uma estação de pesquisa lunar.

Foto Destaque: Representação do lander lunar da missão Chang’e 8. Reprodução/Administração Espacial Nacional da China

Deixe um comentário

Deixe um comentário