O Facebook foi criado para ser uma rede social de integração entre pessoas, para compartilhar, dizer o que estão pensando e interagir com os seus amigos ou seguidores. Porém, após o surgimento de outras plataformas como: Instagram, Twitter, Snapchat e agora o TikTok, o Facebook parou de ser o centro das atenções por parte dos mais jovens.
Mark Cuban, empresário e apresentador do programa Shark Tank EUA, mencionou em um podcast que está surpreso com a quantidade de jovens adultos usuários do Facebook. Jovens adultos seriam as pessoas da Geração Z, que foram nascidas em 1990 até o início de 2010.
O Facebook acumula cerca de 2,91 bilhões de usuários pelo mundo, no Brasil a rede social acumula mais de 130 milhões de pessoas, já nos Estados Unidos, existem 210 milhões de usuários. Hoje, 84% dos usuários da antiga rede social possuem idades entre 25 a 30 anos. Ou seja, jovens adultos.
A Geração Z gosta de acumular conhecimentos concretos. A maioria deles sabem mexer muito bem em seus aparelhos celulares, e os usam como um meio de descobrir o desconhecido. Faça um questionamento para algum deles e o verá pegando rapidamente o celular para saber a resposta. Eles são buscadores da verdade imediata.
Cuban começou a elogiar a Geração Z por um outro motivo que também é surpreendente. Os jovens adultos tendem a analisar as coisas em maior grau do que pessoas mais velhas. Qualquer pessoa com até 25 anos cresceu com acesso fácil a um celular ou um computador que possui internet. Por isso, eles sabem a maneira certa de fazer uma pergunta ao Google e usar fóruns de pesquisa e bate papo para fazer lições da escola, trabalhos da faculdade e tirar dúvidas pessoais.
O Facebook até mudou o seu nome por causa das denúncias em relação ao dono (Foto: Reprodução/LinkIdeia)
Os grupos do Facebook se encaixam nessa linha de raciocínio, pois quando um jovem adulto não encontra a resposta para a sua pergunta no Google, ele rapidamente irá recorrer a alguma pessoa. E nos grupos, ele encontra muitas outras pessoas que também querem saber a resposta para outras perguntas, e que as recebem.
Foto destaque: A mudança de nome do Facebook. Reprodução/ROI Mine