Uma tela que vai do chão ao teto, para mostrar jogos em seus headsets de realidade virtual e salas com dispositivos de vídeo chamada, a Meta, dona do Facebook, apresentou ontem (5) de antemão, uma prévia da primeira loja física. Com previsão para abrir em 09 de maio, a loja está localizada no campus da unidade Meta’s Reality Labs, em Burlingame – Califórnia, no vale do silício.
Humano com óculos de realidade virtual (Foto: Reprodução/Getty Images)
A unidade será responsável por uma fatia da lucratividade da empresa; desenvolver produtos de hardware que a empresa pretende vender. Mas não é só isso, óculos inteligentes Ray-Ban, que será demonstrado na loja, mas, sem a possibilidade de compra na hora. Para isso, os consumidores serão orientados a concluir a compra em um site da Ray-Ban. O público também contará com dispositivos de vídeo chamada Portal e conjunto de realidade virtual (óculos VR).
Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, informou que o metaverso pode ser a próxima plataforma de computação do mundo, mas, advertiu que isso pode ocorrer daqui uma década para que as apostas da empresa deem certo.
Como nem tudo são flores e todo começo sem sempre é fácil, a Meta ainda depende quase totalmente de anúncios digitais para a receita e vem cortando alguns investimentos de longo prazo. Micah Collins, diretor de gerenciamentos de produtos disse que a empresa está experimentando tecnologia de realidade aumentada, o que permitiria aos usuários participar de conferências como avatares via portal, sem a necessidade do uso de fone de ouvido.
Collins admite que o negócio do metaverso corporativo é inicial e uma porta-voz corroborou, dizendo que que a maior parte do uso do Horizon Workrooms, a tecnologia de conferência de realidade virtual, vem de dentro da Meta.
Com um conceito de loja de visual minimalista bem próximo das Apples Stores, a loja de 1.550 metros quadrados tem como foco a experiência de uso dos produtos. Há uma intenção, também, de aproximar os consumidores dos planos da Meta para o Metaverso, um conceito de internet mais imersivo com técnicas de realidade virtual e aumentada.
Foto Destaque: Ao fundo, logo e nome da empresa Meta, dona do Facebook, que aparece em destaque no celular. Reprodução/Getty Images