Pedro Barros é o medalhista olímpico brasileiro promessa para os jogos de 2024, que primeiramente comercializava cervejas, e agora é dono de um império de lojas de roupas e skate
O conhecido skatista Pedro Barros é medalhista de prata das Olimpíadas de Tóquio, e já é promessa para os jogos de Paris 2024. Poucos sabem que recentemente Barros se inspirou nas pistas e rampas que ele é acostumado para criar uma marca de roupas juntamente com seu pai, chamada de LayBack; vendendo cervejas artesanais e peças de roupas modelo street culture, a família tem prosperado e agora conta com 19 estabelecimentos no Brasil, agora com um faturamento de 60 milhões.
“Como o Pedro é conhecido mundialmente e as pessoas do universo do skate conhecem a marca, a gente achou bacana criar um produto que pudesse chegar a todas as regiões do país. Com a cerveja, precisamos de fábricas parceiras perto, por exemplo. Com as roupas, ficam mais fáceis a logística e a distribuição, além de o investimento ser menor”, disse Rafael Alcici, CEO da LayBack.
Alcici também é sócio de Pedro Barros desde 2017, e vê o novo negócio como uma forma de atender a demanda dos próprios consumidores, aproximando os clientes e entusiastas e ampliando o público com parcerias e collabs. Caso esse de uma coleção apresentada com a Rusty, e outras linhas que devem sair ano que vem em parcerias com a Billabong e a New Era.
“Não é um teste de mercado, porque a tendência é investirmos cada vez mais nessa vertente. Mas será aos poucos, com mais força na segunda metade de 2023”, diz Alcici. Nas estimativas está previsto que a marca vai subir o faturamento em 20% no próximo ano, levando a LayBack a um patamar de faturamento próximo aos 72 milhões de reais. Ano passado a marca do skatista já tinha crescido cinco vezes, chegando a faturar 30 milhões de reais.
“Todo nosso processo de expansão foi muito orgânico e até chegamos a um ponto que começamos a sentir dificuldade, com a necessidade de parceiros que pudessem produzir os nossos produtos, já que a nossa intenção nunca foi ter fábricas próprias. Nós temos um projeto de marca e de lifestyle, então não queremos nos prender a uma fábrica de cerveja ou confecção, por exemplo”.
Segundo Rafael Alcici acredita como CEO, o preconceito à cultura do skate os prejudicou nos últimos anos para firmar parcerias; mas por outro lado a expansão das lojas LayBack em muitas cidades brasileiras, agiu difundindo os valores e ideais da marca para o grande público e aumentando consequentemente seus números nas demandas de produtos ou mesmo de parceiros.
Pedro Barros ao conquistar a medalha de prata nas Olímpiadas de Tóquio na modalidade skate park (Foto: Reprodução/LOIC VENANCE/AFP/GZH)
“Assim como qualquer segmento do mercado, a maior dificuldade é conseguir passar a imagem do que é a marca, porque, no fundo, o mercado está procurando cada vez mais propósito e essência. Claro que ainda é difícil ajustar a comunicação, achar fornecedores e toda a logística. Mas acredito que o maior desafio é contar nossa história e valores”, declarou Alcici sobre seus principais desafios atualmente.
O sonho que deu origem a essa história começou lá em 2013, quando a vontade de empreender juntamente a seu pai, André Barros, surgiu em Pedro; e que pode dizer que se somou também a necessidade de aumento de visibilidade do skate. “Eu tinha muita vontade de deixar um legado no esporte e que ajudasse as pessoas a terem mais acesso. É por isso que parte do nosso lucro é destinado à formação e apoio de atletas”, falou o skatista.
A LayBack já reservou para os próximos meses uma nova divisão de atuação social, e que tem como projeto piloto o apoio a pessoas que trabalham em comunidades carentes e a construção de espaços urbanos que deixem um legado no esporte. A marca pretende também, realizar doações de equipamentos em zonas menos estruturadas, no intuito de transformar o skate cada vez mais em uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão social.
“Também temos uma frente de eventos, investindo no skate e no surfe, além da formação de novos atletas. Queremos dar uma experiência para skatistas e surfistas iniciantes do que é um campeonato profissional, mostrando que eles podem viver do esporte. Nessas competições, nossa ideia é agregar fisioterapia e técnicos, além de falar sobra carreira e educação financeira”, disse o CEO.
A nova coleção da LayBack irá ter os desenhos produzidos pela sua equipe de marketing, inspirados nos rótulos de suas próprias cervejas, anteriormente criadas pelo ilustrador Jimbo Phillips, referência na cena do skate californiano. Com fornecedores das regiões sul e sudeste, os 14 produtos são produzidos totalmente no Brasil, custando a partir de 90 reais em média.
Foto destaque: Pedro Barros em campeonato de skate no Parque Altair Guidi, em Criciúma Reprodução/TN Sul