A Meta anunciou nesta quinta-feira (25), que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá o acesso do Instagram e Facebook liberado. Trump teve as contas desativadas pela companhia no início de 2021, após ter feito elogios à invasão ao Capitólio e por compartilhar um vídeo em que afirmava ter ocorrido fraude eleitoral na eleição de 2020, com a vitória de Joe Biden.
O chefe de assuntos internacionais da Meta, Nick Clegg, declarou por meio de um comunicado no site da empresa os motivos para a reativação da conta de Trump. “Há dois anos, agimos em circunstâncias extremas e altamente incomuns. Suspendemos indefinidamente as contas do Facebook e Instagram do então presidente dos EUA, Donald Trump, após seus elogios às pessoas envolvidas em violência no Capitólio em 6 de janeiro de 2021”.
A decisão foi encaminhada ao Conselho de Supervisão, que é um órgão de especialistas estabelecido para ser uma verificação independente e um equilíbrio na tomada de decisões. O órgão manteve a decisão, porém criticou a falta de critérios claros para quando e se as contas suspensas serão restauradas, ordenando rever o assunto para obter uma resposta mais proporcional.
“Nossa avaliação é que o risco diminuiu suficientemente. Como tal, restabeleceremos as contas do Sr. Trump no Facebook e Instagram nas próximas semanas. No entanto, estamos fazendo isso com novas grades de proteção para determinar reincidências”.
“Caso o senhor Trump publique mais conteúdo com violações, o conteúdo será removido e ele será suspenso pelo período de um mês até dois anos, a depender da severidade da violação”, disse Nick Clegg.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Ex-presidente havia perdido acesso às redes sociais após invasão ao Congresso dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 <a href=”https://t.co/FfVhlUqZDr”>https://t.co/FfVhlUqZDr</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/g1?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#g1</a></p>— g1 (@g1) <a href=”https://twitter.com/g1/status/1618388982290595841?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 25, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O ex-presidente pretende se candidatar mais uma vez ao cargo de presidente dos Estados Unidos em 2024. Em novembro do ano passado, Trump teve o acesso ao Twitter liberado por Elon Musk. A reativação das contas foi decidida por meio de uma enquete realizada com usuários do Twitter, em que 51,8% dos usuários concordaram com o retorno de Trump. “O povo falou. Trump vai ser reintegrado. Voz do povo, voz de Deus”, disse Musk.
Foto destaque: Donald Trump. Reprodução/Instagram