Elon Musk anuncia o seu chatbot Grok, concorrente do ChatGPT

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

O empreendedor disse nesta quinta (7) que sua empresa de inteligência artificial, a xIA, está inaugurando o chatbot Grok. A ideia é que ele seja um concorrente do ChatGPT, desenvolvido pelo laboratório de pesquisa OpenIA. Os assinantes Premium +, da rede social X, terão acesso à nova ferramenta.

O anúncio do bilionário veio, inclusive, através de sua própria plataforma de mídia digital. Com o afastamento recente de anunciantes do X, a proposta de Musk é mudar o foco da empresa para o modelo de assinaturas, oferecendo uma série de serviços aos clientes.

Uma forma de pagamento, por exemplo, também é pensada, ultrapassando o universo interativo de mensagens, comum às redes sociais. No mês passado, o empresário disse que liberaria o Grok aos assinantes Premium + assim que saísse da versão beta.

O mundo dos chatbots

Elon Musk lançou a xIA em julho. Agora, entra para a lista dos softwares capazes de criar uma história, responder a dúvidas, resolver problemas matemáticos, dar conselhos e outras funcionalidades.

Além do já citado ChatGPT, existem o Bing Chat, Google BARD, Zendesk, Einstein GPT, Ada, e muitos outros. Pela interpretação e processamento da linguagem e pelo aprendizado de máquina, os chatbots extrapolam o uso pessoal.

Hoje, muitas empresas administram sua área de atendimento ao cliente passando por essas tecnologias de inteligência artificial.


Elon Musk nasceu na África do Sul em 1971

Elon Musk tem fortuna avaliada em mais de 1 trilhão de reais (Foto: Reprodução/Exame)


A pessoa mais rica do mundo

Elon Reeve Musk (52), além de dono da X, é proprietário da Tesla, SpaceX. É presidente da SolarCity (2006), focada em produzir soluções de energia solar; CEO da Neuralink;  e vice-presidente da própria OpenIA.

Ele nasceu na África do Sul, obteve a nacionalidade canadense em 1998, e a americana em 2002, e vive atualmente nos Estados Unidos. É formado em física pela Universidade de Pensilvânia, e em economia, pela Wharton School of Business. 

Segundo dados da Forbes, Musk possui patrimônio avaliado em cerca de 227 bilhões de dólares, ou 1,1 trilhão de reais. Grande parte dessa riqueza está justamente embutida no valor das inovadoras companhias que fundou.

Suas participações incluem, portanto, atuações em áreas de energia limpa, internet, projetos aeroespaciais, inovações automobilísticas, neurotecnologia e inteligência artificial.

Foto Destaque: novo chatbot de Musk estará disponível para assinante Premium + da rede X (Reprodução/Hardware.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário